O Implante Dentário nada mais é uma estrutura de Titânio que simula a raiz dentaria. A escolha do titânio como material utilizado nos implantes é facilmente justificada: além de não causar rejeição em contato com os ossos e o tecido gengival, esse metal é altamente resistente e não sofre corrosão. E é em cima dessa estrutura de Titânio que será confeccionada uma prótese dentária.
QUANDO ESTÁ INDICADO O USO DO IMPLANTE DENTÁRIO?
O implante dentário é indicado para as situações em que há perda de um ou mais dentes, quando há insatisfação com a mastigação e má adaptação de próteses ou uso de próteses esteticamente desfavoráveis.
QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO COM IMPLANTE DENTÁRIO?
A formação do osso em torno do implante depende de diversos fatores, como qualidade óssea no local da cirurgia, marca do implante utilizado, idade, técnica utilizada, além de condições individuais de cada paciente. Em geral, a fase de osseointegração dura até 4 meses na mandíbula e até 6 meses no maxilar. A prótese leva cerca de um mês para ser preparada. Já a reabilitação do paciente depende de uma série de fatores, e cada caso tem um tempo de adaptação individual.
SOBRE A CIRURGIA PARA A COLOCAÇÃO DOS IMPLANTES
A cirurgia para a instalação do implante dentário não dói, ela é feita com anestesia local e não dura mais do que 20 min. Claro que se formos realizar trabalhos de reabilitações mais complexos na mesma cirurgia ou enxertos ósseos simultâneos, o tempo de procedimento será maior.
IMPLANTE E PRÓTESE IMEDIATA
Com muita cautela, podemos decidir pela colocação dos implantes e a confecção de uma prótese provisória imediata tudo na mesma consulta, porém devemos: Escolher implantes de boa qualidade, termos uma região óssea de boa qualidade e que não necessite de reforço com enxertos, ter um paciente com bom estado de saúde geral e sem hábitos nocivos locais, executar uma boa técnica cirúrgica obtendo um travamento inicial adequado do implante ao osso e aliviar a prótese de quaisquer pressão por dentes da arcada oposta. Nessas condições poderemos realizar o implante e a colocação do dente no mesmo momento.
OS BENEFÍCIOS DO IMPLANTE DENTÁRIO
Os benefícios gerados pelos implantes dentários vão além da estética e também permitem melhora funcional, fonética, nutricional e emocional aos pacientes.
O paciente volta a se alimentar com qualidade, pois a performance e a eficiência mastigatória aumentam expressivamente quando comparada aos casos nos quais há ausência de dentes ou o uso de próteses removíveis. O restabelecimento da dicção, pois os dentes são estruturas importantes para a pronúncia de algumas silabas. Do ponto de vista estético o resultado é o mais evidente, pois os implantes permitem que os dentes substituídos tenham uma aparência natural, destacando o cartão de visita de qualquer pessoa, “o sorriso”. A união de todos os benefícios mencionados melhora a auto-estima e contribui para o equilíbrio emocional.
ENXERTOS ÓSSEOS
Os enxertos ósseos são recursos que utilizamos para repor osso no local onde queremos colocar implantes. Muitas vezes, sem esses enxertos, não temos estrutura óssea suficiente para fixarmos nosso implante e, se insistirmos, ocorrerá o insucesso do tratamento. Existem muitos tipos de enxertos ósseos, cada qual tem sua aplicação e indicação.
Os chamados enxertos em bloco, são pedaços de ossos mais robustos, que buscam repor maior quantidade de osso faltante e deve ocorrer 6 a 8 meses antes da realização dos implantes dentários.
Também existem os enxertos particulados que são grânulos de osso e devem ser utilizados para repor pequenas quantidades de tecido ósseo ou cavidades como o alvéolo dentário e o seio maxilar.
Não tenha medo, invista em sua saúde, invista em você e melhore sua qualidade de vida.
Matéria por
Haliffe Martins
Odontologia CRO/MT 6703 | Rondonópolis
Luana Crestani Martins
Cirurgia Odontológica CRO/MT 8186 |