Avaliação Neuropsicológica na Infância e Adolescência: Quando é necessária?

PSICOLOGIA

Avaliação Neuropsicológica na Infância e Adolescência: Quando é necessária?

A Avaliação Neuropsicológica tem como objetivo estudar as relações entre a atividade cerebral, cognitiva e comportamental. Esse tipo de avaliação se baseia na análise funcional dos processos cognitivos, tais como: atenção, linguagem, memória, percepção, praxias, raciocínio e funções executivas. A Avaliação Neuropsicológica na infância e adolescência pode ser realizada nos casos de atraso no desenvolvimento, nos problemas neurológicos (como dano cerebral após traumatismo craniano), em problemas de aprendizagem, nos quadros psicopatológicos, nos transtornos invasivos do desenvolvimento e nas síndromes genéticas.

No que se refere a aprendizagem, existem muitas queixas de pais e professores relacionadas ao desempenho das crianças e adolescentes. Dentre os principais transtornos que afetam o desempenho escolar encontram-se o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Discalculia, Transtorno de Linguagem, Transtorno do Processamento Auditivo Central e Dificuldade na Memorização. Independentemente de quais sejam as dificuldades ou o tipo de transtorno, o processo de aprendizagem da criança ou adolescente sofrerá interferência negativas. A Avaliação Neuropsicológica, além de fornecer importantes informações diagnósticas para a compreensão do funcionamento da criança ou adolescente, tem importante papel do ponto de vista preventivo.

A identificação precoce dos transtornos do desenvolvimento é fundamental para estabelecer rotinas de tratamento e orientações na prevenção de dificuldades e transtornos em outras etapas da vida. O mais importante de tudo é que os pais e a escola percebam a criança como um todo, observando sempre seu desempenho cognitivo, comportamental, emocional, suas potencialidades e dificuldades. O auxílio da Avaliação Neuropsicológica será necessário quando ocorrer alterações que influenciem negativamente esses processos.

Ver perfil

Matéria Por

ANDRÉIA TESTA GUEDES

Psicólogo

CRP/MT 18-02228 | Rondonópolis

Deixar Comentário