Como podemos amenizar as Sleep Lines? O fato é que essas marcas podem ser sim tratadas, basta mudar alguns hábitos e tomar certos cuidados.
Observando nossa face no espelho, podemos notar algumas rugas e marcas que são mais evidentes em um dos lados da face. As Sleep Lines nada mais são que as rugas do sono – linhas que surgem no rosto, pescoço e no colo em decorrência do ato vicioso de dormir na mesma posição ao longo da vida.
Isto ocorre quando dormimos de lado ou de bruços e com isso pressionamos o peso do corpo contra a cama e o travesseiro. A pele automaticamente desliza, acaba sendo “amassada” e muitas vezes permanecendo por horas nessa mesma posição.
Essas marcas podem demorar de minutos a horas para desaparecerem e com o passar dos anos elas se tornam cada vez mais evidentes, profundas e por fim, definitivas. Somado a tudo isso temos o declínio dos níveis de colágeno que se inicia a partir dos 30 anos. As Sleep Lines se agravam com a própria evolução do envelhecimento e ficam geralmente muito mais aparentes após os 40 anos de idade devido à diminuição hormonal e a perda natural e progressiva das fibras colágenas e elásticas que modificam a estrutura da cútis e geram flacidez.
E como podemos amenizar as Sleep Lines? O fato é que essas marcas podem ser sim tratadas, basta mudar alguns hábitos e tomar certos cuidados. Confira algumas dicas:
Dormir com travesseiros anatômicos: dormir com a barriga para cima seria a posição ideal para permanecer com a musculatura descansada e esticada, porém esta posição não é adequada para se manter durante a noite toda, o que pode gerar dores na coluna e até mesmo piorá-las, provocar apneia respiratória e roncos. Em vez disso, prefira dormir com travesseiros que se adaptem a anatomia do pescoço e face. Escolha fronhas lisas e macias que facilitam o deslizamento do rosto diminuindo o atrito e a fricção da pele com o travesseiro.
Hidratar bem a pele: massagens matinais com bons hidratantes para ativar a circulação sanguínea com movimentos de drenagem linfática, aliados a escolha de um tratamento de uso noturno formulados de acordo com a necessidade de cada pele, ajudam e muito a prevenir as Sleep Lines. Durante o sono, esses tratamentos agem garantindo maior hidratação à pele e combatendo o processo de envelhecimento. Não devemos esquecer que beber água também faz parte do processo de hidratação.
Procurar um profissional especializado em estética avançada: a estética avançou muito nos últimos tempos e pode ser uma grande aliada no tratamento das Sleep Lines. Há inúmeros tratamentos para amenizá-las e combatê-las. O ideal é associar os tratamentos invasivos não-cirúrgicos com peelings e uso de dermocosméticos formulados de acordo com a necessidade de cada pele com o objetivo de conquistar melhores resultados. Procedimentos como preenchimentos com ácido hialurônico, skinboosters, bioestimuladores de colágeno, biorevitalização facial, microagulhamento, intradermoterapia e peelings podem ser indicados. Os resultados são uma pele renovada, muito mais firme e livre das rugas do sono.
Para encontrar o melhor tratamento é importante procurar um profissional especializado para avaliar e indicar técnicas eficientes para cada caso.
Matéria por
Clarissa F. M. Guerzoni
Farmacêutica CRF/PR 21228 | Ponta Grossa