O preenchimento labial não é considerado uma cirurgia, e sim um procedimento estético minimamente invasivo e pode ser realizado no consultório, dentro das normas de biossegurança, tão comum nos ambientes odontológicos.
Nunca nossos lábios estiveram tão em evidência, não é mesmo?
Quem não quer lábios volumosos, bem contornados, hidratados?
No entanto, temos algumas considerações sobre as possibilidades que estão disponíveis para melhorar o aspecto dos nossos lábios.
Usar os lábios para sugar o leite materno é uma das primeiras habilidades que temos quando nascemos. Os lábios também são importantes no ato de comer e na fala. Em linguística, os lábios representam um dos muitos pontos de articulação – partes da boca e da garganta que ajudam a bloquear o ar que vem dos pulmões e formar os fonemas.
Percebe-se então a importância e o cuidado que devemos ter, pois não é uma figura apenas ilustrativa da face.
Existem três tipos de preenchimento labial: os temporários, os semi-permanentes e os permanentes. O mais indicado e seguro é o preenchimento labial temporário feito com ácido hialurônico, é o mais recomendado entre os especialistas. Um material seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo.
As indicações incluem pessoas com pouco volume labial que não se sentem satisfeitas com isso; pessoas que estão incomodadas com os sinais de envelhecimento; pessoas com patologias orais que passaram por algum processo odontológico e acabou perdendo volume na projeção do lábio.
As contraindicações podem ser alergia ao ácido hialurônico; pessoas com doenças auto-imunes; feridas ou herpes nos lábios; doença oncológica; lúpus eritematoso sistêmico; gravidez; pessoas com pneumonia ou alguma infecção.
Realizamos uma anestesia local, intra bucal, assim o tratamento é completamente indolor. Após alguns minutos, injeta-se o produto com uma agulha ou microcânula para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios, tudo depende da queixa do paciente. A substância é aplicada no contorno, arco do cupido, filtro labial e tubérculos labiais. A quantidade depende da necessidade de cada paciente e deve ser definido antes da aplicação, e também poderá ser necessário mais de uma sessão para harmonizar este lábio.
E qual a durabilidade deste procedimento? Esse tempo estimado dependerá da marca do produto, pois existem produtos que apresentam uma tecnologia para aumentar a durabilidade.
Devemos destacar o que acontece depois do procedimento e que pode variar de pessoa para pessoa, assim no primeiro dia, é comum ocorrer inchaço nos lábios. Até porque o ácido tem a característica de atrair água. Ou seja, isso poderá aumentar o volume dos lábios mais que o esperado. Mas, calma, com o passar dos dias esse efeito vai desaparecendo e tudo ficará como você sonhou.
Matéria por
Lissandra Matos Bról
Cirurgia Odontológica CRO-PR 12445 | Ponta Grossa