Instalação de implantes dentários sem cortes na gengiva (Cirurgia Guiada)

Implantes dentários já podem ser instalados de uma forma menos traumática e com menor risco possível ao paciente. A cirurgia guiada é realizada, primeiramente, no computador, a partir de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente.

As imagens da tomografia computadorizada (TC) são manipuladas em um software específico que permite o planejamento minucioso da cirurgia em 3 dimensões (3D). O cirurgião-dentista pode planejar e instalar os implantes dentários de uma forma virtual, escolhendo a posição e inclinação mais adequada dos implantes, bem como a quantidade de implantes a serem utilizados, levando em consideração as restrições anatômicas do paciente.

Além disso, permite a confecção de um guia cirúrgico de alta precisão (cópia em escala real da região anatômica escolhida), que tem por objetivo permitir a instalação dos implantes dentários sem cortes na gengiva do paciente. Este guia indica ao cirurgião-dentista o local e a inclinação exata onde os implantes devem ser instalados. Em algumas situações, a instalação da prótese pode ser imediata. Sabendo, previamente, onde os implantes serão instalados, a prótese pode ser confeccionada antes e instalada no mesmo dia.

Contudo, nem todos os pacientes podem fazer a cirurgia guiada. Somente aqueles que apresentem condições ósseas satisfatórias (espessura e altura) para a instalação dos implantes. Aqueles que apresentarem perda óssea precisam passar, previamente, por uma cirurgia de enxerto ósseo. Este procedimento de enxertia óssea pode ser com osso do próprio paciente (enxerto autógeno - retirado da mandíbula, crista ilíaca ou calota craniana) ou com osso artificial que será com o passar do tempo substituído por osso do paciente.

Vantagens da cirurgia guiada:

• Redução dos erros transcirúrgicos devido ao planejamento detalhado previamente;
• Procedimento cirúrgico menos invasivo;
• Menor tempo cirúrgico;
• Redução dos riscos presentes nas cirurgias tradicionais;
• Instalação da prótese no mesmo dia;
• Recuperação pós-operatória mais rápida.

Desvantagens da cirurgia guiada:

• Maior intervalo de tempo para realização da cirurgia por conta do planejamento e confecção da guia cirúrgica em impressora 3D;

• Não é em todos os casos que a técnica pode ser utilizada, mucosa com mais de 7mm torna inviável a execução cirúrgica, assim como abertura bucal pequena (por causa do tamanho do guia e das fresas que são maiores que as da cirurgia convencional.

Ver perfil

Matéria Por

CYRO GUARDIOLA

Cirurgia Odontológica

CRO/TO 2297 | Palmas

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS