Índice Glicêmico

O índice glicêmico (IG) de um alimento pode ajudar a melhorar o resultado da sua dieta.

O IG é o número que diz respeito à velocidade com que um alimento que contém carboidrato vai liberar glicose (ou seja, açúcar) no sangue. O IG dos alimentos é classificado como baixo, moderado ou alto, seguindo uma escala que vai até 100.

Os de alto índice glicêmico são aqueles que se transformam em açúcar no organismo rapidamente e, em consequência disso, acabam sendo estocados na forma de gordura. Eles costumam conter grande quantidade de carboidrato, farinha branca e/ou açúcar refinado, Em geral, os integrantes da categoria são mais calóricos e, para completar, liberam mais insulina, hormônio que transporta a glicose do sangue para dentro das células. Isso gera um estímulo no cérebro que faz a fome voltar mais rapidamente, Ou seja, você ganha energia rapidamente, mas quer comer de novo logo, logo. Esses alimentos não são apenas vilões da saúde ou boa forma, tipo não deve ser. Podem ser usados da maneira certa, no horário certo, e isso vai ajudar a intensificar o resultado da sua dieta.

Já os carboidratos de baixo IG, fazem o oposto: promovem digestão lenta e liberam o açúcar no sangue aos poucos, o que garante saciedade por um período prolongado, dando mais tempo para gastar a energia ingerida e reduzindo o risco de estocá-la como gordura. Por isso, devem estar sempre mais presentes no nosso cardápio. Pertencem a esse grupo, certos legumes, soja e alimentos feitos com farinha de trigo integral e aveia. Os de IG moderado, ficam no meio do caminho: não promovem tanta saciedade quanto os de índice baixo, mas não são tão “prejudiciais” quanto os de índice alto. Saber quem é quem ajuda a escolher bem o que comer. Comece conferindo alguns itens e seus respectivos números. Em seguida, veja sugestões de cardápios sob medida para cada momento do dia.

Uma dica para deixar a absorção mais lenta é colocar um alimento fonte de proteína ou gordura, ou fibras na mesma refeição. Procure um nutricionista e ele saberá distribuir o IG dos alimentos de acordo com suas necessidades.

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Matéria Por

KARLA OLIVEIRA

Nutricionista

CRN 1-8389 | Palmas

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