A principal diferença entre medicamentos manipulados e industrializados é que são preparados na farmácia de maneira individualizada.
Atualmente, pode-se manipular praticamente qualquer medicamento, que pode ter diversas finalidades, desde o tratamento de doenças, suplementação alimentar ou para fins estéticos.
O medicamento manipulado chega a custar ate 50% menos que os industrializados. Essa grande diferença se deve principalmente aos altos custos com pesquisas, o que não ocorre com os manipulados.
As matérias-primas utilizadas pelas farmácias de manipulação são adquiridas dos mesmos fornecedores que fornecem para a indústria. Todas vem acompanhadas por laudos de analise que atestam a qualidade.
Na manipulação, existe a possibilidade de associar princípios ativos em uma única cápsula, facilitando a administração dos mesmos e também pode-se adaptar a forma farmacêutica. Por exemplo um paciente que tem dificuldade de deglutição. Sua formula pode ser manipulada como xarope, saches, etc., o que facilita a adesão ao tratamento.
A farmácia de manipulação produz remédios em doses individualizadas, o que corresponde a necessidade de cada pessoa.
Escolha um tratamento personalizado, seguro, eficaz: escolha produtos manipulados!
Matéria por
Isabel Cristina A. Carreira
Farmacêuticos (as) CRF 14.823 | Campo Mourão