PEDIATRIA

Falando de Puericultura


Puericultura é a consulta de rotina que a criança faz para avaliar o seu desenvolvimento e crescimento, fazer orientação alimentar, prevenção de doenças, de acidentes e de distúrbios de conduta.

Isso é um pouco complicado porque nos habituamos a ter padrões para tudo e na criança as variações do normal são enormes.
Ás vezes é difícil para a mãe entender porque o seu filho de um ano ???ainda??? não anda se ela conhece várias crianças que andaram com 10 meses.
Pior ainda quando se trata de sinais que podem ser doença.

Como entender quando o pediatra fala: ???mãe, esses vômitos são normais, é só um refluxo gastro-esofágico fisiológico e logo vai passar??? (para começar, como pode uma coisa com nome tão complicado ser normal?).

Como entender que o sopro cardíaco do seu filho é um sopro inocente, que não precisa fazer nada, se ela já ouviu falar tragédias desses tais sopros.
Ai que entra o fator mais importante da puericultura: CONFIAN??A.

Devia ser o mais importante da medicina como um todo, mas com freqüência vemos paciente que só acredita no médico se fizer uma tomografia, um exame de sangue, etc.

Na consulta de puericultura ainda existe uma troca de confiança que nos dá muito prazer de trabalhar. ?? muito comum o médico pedir mais um ou dois meses para reavaliar o crescimento da cabeça, o olho torto, a evolução do heman-gioma, etc, etc, e a mãe CONFIA.

Como a variação do normal é muito grande não é difícil acontecer o seguinte: a mãe fica muito preocupada com as pernas tortas do seu filho e o médico parece que não dá a ???devida importância??? à isso. Talvez por falta de um diálogo mais aberto.
Converse com seu pediatra sobre suas preocupações.

DICAS:

BIRRA
1) A birra é normal nos primeiros dois anos de vida, tente manter a calma que vai passar;
2) Não ache graça das pequenas birras, elas se tornarão grandes birras;
3) Não brigue, não agrade e não faça o que a criança quer, porque assim a birra só vai piorar. 

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS