Mamografia

?? a maneira mais eficaz e precisa de detectar anomalias nas mamas, no seu estágio mais inicial, para que possam ser tratadas com mais facilidade e maior êxito.
Esta página responde algumas das mais freqüentes sobre a mamografia. Pode ser um guia útil se você estiver a ponto de fazer uma mamografia, ou se estiver apenas considerando fazer uma.

O que é uma Mamografia?
Uma mamografia é uma imagem radiográfica de sua mama, produzida através de um simples procedimento de raios X.

Por que preciso de uma?
As mamografias podem revelar anomalias, tanto as benignas quanto as malignas, até dois anos antes que você ou seu médico possam percebê-las. Como resultado, as anomalias podem ser detectadas quando ainda estão pequenas, tornando-as geralmente mais fáceis de serem tratadas, com maior possibilidade de êxito.

Quando devo fazer uma?
O Colégio Brasileiro de Radiologia, recomenda que mulheres, a partir dos 40 anos de idade, façam uma mamografia uma vez por ano. Dependendo de seus fatores de risco (por exemplo, se fuma ou se sua família tem antecedentes de câncer no seio), seu médico pode recomendar uma programação diferente.

Onde e como é feito a mamografia?
Sua mamografia pode ser feita em um hospital ou clínica, devidamente aparelhados. Um técnico (geralmente do sexo feminino) treinado em mamografia realiza o teste com um equipamento especialmente projetado para isso. Um médico especializado em radiologia interpreta a mamografia para você e seu médico.

O que sentirei?
O procedimento produzirá uma sensação de pressão ou constrição por apenas alguns segundos. Se sentir desconforto, informe ao técnico. Para minimizar essa possibilidade, tente marcar sua mamografia logo após sua menstruação, quando a possibilidade das mamas estarem sensíveis é menor. Evite também consumir cafeína (por exemplo, café, chá, chocolate, refrigerantes tipo "cola") por uma ou duas semanas antes do exame.

Que devo fazer no dia do exame?
Use uma blusa, ou qualquer outra roupa de duas peças. Você precisará tirar sua roupa da cintura para cima. Podem pedir-lhe que não use, ou remova, desodorante, talco, perfume, ungüentos ou cremes das mamas ou axilas. Essas substâncias podem deixar resíduos que interferem com os resultados.

Qual é a eficiência do exame?
A mamografia é a maneira mais avançada, eficaz e precisa de detectar o câncer de mama em um estágio inicial. Como resultado, a mamografia salva vidas. Entretanto, porque uma pequena porcentagem de câncer pode não ser identificada somente com a mamografia, você deve também realizar o auto-exame das mamas mensalmente, e consultar seu médico regularmente para que ele realize o exame clínico das mamas.

O que é um auto-exame das mamas e quando devo fazê-lo?
O auto-exame das mamas é um procedimento simples para examinar suas próprias mamas, em busca de caroços ou outras alterações. Você deve realizar um auto-exame das mamas todos os meses, de preferência de sete a dez dias depois do início do seu ciclo menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis, ou no mesmo dia todos os meses se já passou da menopausa. Mulheres que estão amamentando devem realizar seu exame no mesmo dia todos os meses, depois de amamentar. Se detectar alguma alteração nas mamas, contate seu médico. Apesar da maioria dos caroços não serem malignos, todos necessitam de avaliação médica.

Faça mamografias de rotina:
Todos os anos, a partir dos
40 anos de idade

Matéria Por

Marcio Moriyashi Nagazava

Radiologia

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS