Diariamente somos bombardeados com perguntas como essa. Hipócrates, célebre médico grego, em 400 a.C., já defendia o sigilo médico. Ainda hoje esse preceito ainda é assegurado, claro que, agora com muito mais tecnologia e apelo das mídias sociais: vivemos a Era Digital.
Sobre publicidade médica o código de ética médica diz :
É vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM (Conselho Federal de Medicina) nº 1.974/11
“Mesmo com a autorização da paciente, não podemos mostrar essas fotos para outros pacientes”.
Segundo o CFM, poderia passar uma ideia de pressuposto de resultado, ou seja, obrigaria o médico a garantir que a paciente obteria o mesmo resultado mostrado. A resolução também proíbe de mostrar fotos de antes e depois em mídias sociais. Essa visão não é a mesma em todos os países.
Nos Estados Unidos e Portugal, por exemplo, eles são mais maleáveis, e não é incomum vermos fotos comparativas em mídias sociais. Os defensores alegam que é uma maneira de mostrar o seu trabalho. Já aqueles que são contra, alegam que os médicos mostrariam os seus melhores resultados, e a gente sabe que a medicina não é igual a marcenaria, onde é bem provável que se consiga fazer dois armários planejados, aproximadamente iguais! Já no corpo humano, as variáveis são infinitas e é praticamente impossível se reproduzir um resultado perfeito.
As fotos são necessárias, com elas podemos avaliar a evolução e comparar os resultados, serve para discussão de casos em congressos, elaboração de textos, aulas e apresentações multimídia com objetivo educativo.
“A discussão tem muito a evoluir, mas de uma coisa eu tenho certeza, cuidado quando mostram muitas fotos de antes e depois com resultados invariavelmente perfeitos: não somos objetos de arte! E somos falíveis. Ou você acha que todo mundo seria “ingênuo” o bastante, para mostrar resultados, nada animadores como a do post deste artigo!?”, finaliza Dr. Michel Patrick.
Matéria por
Michel Patrick Do Amaral Silva
Cirurgia Plástica CRM/MT 4414 | RQE: 2714 | Cuiabá