OFTALMOLOGIA

Alimentação saudável e saúde para seus olhos

Alguns nutrientes presentes na dieta são essenciais para a saúde dos olhos e para prevenir doenças e problemas de visão como olho seco, glaucoma e degeneração macular.

Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como cenoura, abóbora, mamão, peixes de água salgada, castanhas, ômega 3, e nas vitaminas, A, B, C, D e E, e devem ser consumidos diariamente como fonte de saúde para os olhos, como também ajudam na prevenção de doenças sistêmicas que podem afetar a visão, como o diabetes e a pressão alta, informam os oftalmologistas Dr. Fernando Heimbeck (CRM:104.673), e a Dra. Daniela Monteiro de Barros (CRM: 109.939).

Os alimentos ricos em luteína e zeaxantina também são ótimos antioxidantes, e por isso ajudam na prevenção da progressão de doenças degenerativas como o glaucoma e a DMRI (degeneração macular relacionada a idade).

Uma dieta balanceada é composta por uma variedade de proteínas, laticínios, frutas e legumes. Tente comer um arco-íris durante o dia, incorporando vários alimentos saudáveis com diferentes cores, sugere a oftalmologista especialista em glaucoma Dra. Daniela Monteiro.

1- A cenoura e seus benefícios:

A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno (betacaroteno que é responsável pela cor laranja nesses alimentos), nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes essenciais para a retina dos olhos e saúde da pele. A vitamina A desempenha um papel essencial na visão, ela é componente de uma proteína chamada rodopsina, que ajuda a retina a absorver a luz.

A deficiência de vitamina A pode causar a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menor intensidade de luz, especialmente durante a noite.

2- Peixes:

Os peixes de água salgada, como salmão, atum, sardinha, truta, cavalinha, anchovas e arenque são importantes fontes ricas de ácidos graxos e ômega-3. Estas são as denominadas gorduras “saudáveis”. Os ácidos graxos e ômega-3 podem contribuir para o desenvolvimento visual e para a saúde da retina, camada encontrada na parte posterior dos olhos. Eles também podem ajudar a prevenir o olho seco. Além disso, o ômega-3 melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para os olhos. Desta forma, considere incorporar peixes em seu plano de refeições- pelo menos 2-3 vezes na semana. Ao comprar salmão, escolha uma versão capturada em vez de um salmão criado em cativeiro. Isso porque o salmão criado em cativeiro tem mais gordura saturada e menos ômega-3 do que o salmão selvagem.

3- Os Ovos e sua importância para os olhos:

Os ovos são uma excelente fonte de luteína e zeaxantina, o que pode reduzir o risco de perda de visão relacionada à idade. Os ovos também são boas fontes de vitaminas C e E e zinco.

4- Os vegetais verdes:

A couve e os vegetais verdes, como brócolis e espinafre, são ricos em luteína e zeaxantina, e contêm também ácido fólico, mineral importante na prevenção de anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos. Luteína e zeaxantina não produzidas pelo nosso organismo, por isso a sugestão é incorporá-las em sua dieta. Uma porção de 100 gramas de couve, que é cerca de 1 ½ xícaras, contém 11,4 mg de luteína e é recomendável que você ingira 10 mg por dia. Outros vegetais ricos em luteína são pimentas vermelhas e espinafre.

5- Amêndoas, Nozes e Sementes:

Amêndoas, nozes e sementes, geralmente são boas para a saúde dos olhos.

As amêndoas e nozes contêm vitamina E. Essa vitamina protege contra moléculas instáveis que atingem o tecido saudável. Consumir quantidades regulares de vitamina E pode ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, bem como a catarata. As sementes com alto teor de ômega-3 incluem: sementes de chia e sementes de linhaça.

6- Frutas Cítricas:

Laranjas e outras frutas cítricas contêm vitamina C, que é fundamental para a saúde dos olhos. A vitamina C, encontrada principalmente em frutas e legumes frescos, contribui para vasos sanguíneos saudáveis em seus olhos.

Ele pode combater o desenvolvimento de catarata e, em combinação com outras vitaminas e nutrientes, a degeneração macular relacionada à idade e atua no metabolismo da córnea ajudando na cicatrização do epitélio corneano.

7- Legumes, Feijão, ervilhas e lentilhas:

São boas fontes de bioflavonóides e zinco e podem ajudar a proteger a retina e diminuir o risco de desenvolver degeneração macular e catarata.

Como conclusão, os oftalmologistas Dr. Fernando Heimbeck e a Dra. Daniela Monteiro de Barros enfatizam a importância de uma dieta saudável e equilibrada no controle do estresse oxidativo, associado a avaliações oftalmológicas periódicas, condutas indispensáveis na prevenção de doenças oculares. Por isso a importância de um acompanhamento periódico com um especialista, lembrando que a prevenção é sempre a melhor escolha para uma vida com qualidade e para a saúde de seus olhos.

A couve e os vegetais verdes, como brócolis e espinafre, são ricos em luteína e zeaxantina, e contêm também ácido fólico, mineral importante na prevenção de anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos.

 

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Matéria Por

Daniela Monteiro de Barros

Oftalmologia

CRM: 109.939 RQE Nº: 50141 | Barretos

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Matéria Por

Fernando Marco Heimbeck

Oftalmologia

CRM: 104.673 RQE Nº: 35438 | Barretos

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