IMPLANTES DENTÁRIOS

Os implantes dentários são um método de reposição de um ou mais dentes perdidos, que visa à reabilitação funcional como estética, possibilitando desta forma reverter desde pequenos espaços desdentados até perdas extensas, como nos pacientes que utilizam dentaduras totais.

O tratamento consiste na utilização de pinos (implantes feitos de titânio), um material que possui a peculiaridade de promover uma extensa fixação ao osso. Estes pinos funcionam então como raízes artificiais, que são implantados cirurgicamente e posteriormente, receberão próteses que irão repor os dentes perdidos.

A seguir algumas das perguntas mais freqüentes a respeito de Implantes dentários:

1 - Que exames são necessários para sabermos se é possível solucionar um caso com Implantodontia?
?? necessário primeiramente à realização de uma consulta de avaliação, onde se verifica a situação clínica do paciente. Nessa consulta são solicitados exames preliminares como radiografias, cópia da boca em gesso e em alguns casos específicos, tomografias.Após solicita-se exames laboratoriais de rotina a fim de complementar as informações sobre o estado geral do paciente.

2 - A cirurgia é muito complexa, e o pós-operatório muito desconfortável?
O procedimento cirúrgico para colocação de implantes depende fundamentalmente do número, da necessidade ou não de reconstrução prévia com enxertos ósseos. Usualmente utiliza-se a anestesia local, idêntica a utilizada em procedimentos odontológicos. Em casos de pacientes com complicações sistêmicas, para uma maior segurança, opta-se pelo procedimento hospitalar. O pós-operatório pode variar muito de um paciente para outro, todavia a recuperação é bastante rápida e tranqüila, tendo o paciente a adequada cobertura com medicações para controle da dor, antiinflamatórios e antibióticos.

3 - Em quanto tempo pode-se receber as próteses sobre implantes?
Atualmente existem duas possibilidades que são utilizadas como rotina: carga imediata ou tardia.
Na carga imediata o paciente já pode sair da clínica com os implantes e próteses colocadas em uma única sessão.
Em carga tardia, espera-se um período de 3 a 6 meses em média para que ocorra a fixação total dos implantes, para somente então colocar próteses sobre eles.

4 - Qualquer caso pode ser solucionado com implantes?
Não. A técnica de Implantes Dentários possui limitações que devem ser respeitadas, evitando-se assim frustrações. Respeitados os limites, temos uma grande possibilidade de trazer de volta a funcionalidade e estética aos pacientes.

5 - Em que casos serão necessários enxertos ósseos, e como são realizados?
Pacientes que perderam os dentes há muito tempo, ou vítimas de acidentes traumáticos, normalmente apresentam perda óssea, o que inviabiliza a instalação dos Implantes.Os enxertos que apresentam atualmente os melhores resultados, demonstrados em pesquisas e em trabalhos clínicos, são os removidos do próprio paciente. Sendo que em perdas ósseas pequenas ou médias (instalação de 1 a 4 implantes), o enxerto pode ser removido da cavidade oral do próprio paciente, normalmente da mandíbula (cirurgia compatível com a extração de um dente do siso ou terceiro molar). Em perdas ósseas maiores, ou em pacientes desdentados totais com atrofia óssea, o enxerto será realizado a nível hospitalar sob anestesia geral, removido de sua crista ilíaca (bacia) ou da calota craniana (osso de melhor qualidade e pós-operatório mais confortável), neste caso removido respectivamente pelo ortopedista e neurologista, cirurgias estas já consagradas mundialmente.

6 - Em algum momento é necessário que o paciente fique sem dentes (próteses), mesmo no caso de enxertos?
Não, em nenhum momento o paciente ficará sem uma prótese provisória, normalmente estas são preenchidas internamente com materiais macios, que são substituídos mensalmente, promovendo desta forma a proteção dos enxertos ou implantes, mais conforto e o convívio social.

7 - E o custo dos Implantes Dentários?
Com a evolução das indústrias nacionais, com qualidade similar aos implantes importados, ocorreu uma redução importante no custo dos implantes como também das próteses sobre implantes.

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS