ORTODONTIA

Valorize seu sorriso


Ortodontia ??? Uma especialidade da Odontologia
Nos últimos anos, notamos a crescente procura pelo tratamento ortodôntico e ao mesmo tempo, surgem inúmeras dúvidas a este respeito. Por esta razão, procuramos antecipar e esclarecer algumas questões que achamos ser de extrema importância para o paciente ortodôntico.

Ortodontia ??? O que é?
?? uma especialidade da odontologia que está intimamente relacionada com o diagnóstico, prevenção e o tratamento das irregularidades dos dentes e dos maxilares.
Dentes girados, apinhados, projetados, ocasionam certamente uma má oclusão, que significa em outras palavras ???mordida errada???.

Ortodontia ??? Porque é importante?
O objetivo do tratamento é colocar os dentes em suas corretas posições, melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. Isto protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e a articulação temporo-mandibular. O correto alinhamento dos dentes ajuda a manutenção de uma boa higiene bucal e conseqüentemente a diminuição de risco de cárie e de doença gengival. Além disso, o sorriso ficará esteticamente mais agradável com os dentes ali-nhados.
A intensidade destas melhoras vai depender das condições iniciais de cada caso e muito da resposta individual do tratamento orto-dôntico. Esta resposta pode ser previsível, dependendo no entanto das condições biológicas e do envolvimento e participação do processo. Assim, um diagnóstico e prognóstico é possível e será fornecido sem compromisso de ser exato, característica de toda a atividade na área de saúde.

Qual a melhor hora de colocar aparelho?
Nestes casos há divergência de filosofias. Alguns ortodontistas defendem a idéia do quanto mais cedo melhor, outros preferem aguardar a troca de todos dentes de ???leite???. Mas, todos concordam que se a criança for cedo ao ortodontista, ele poderá prever sobre criterioso exame clínico e radiográfico somados a sua bagagem de conhecimentos na área, se esta criança terá dentes alinhados ou não, e saber quando adotar os proce-dimentos corretos para tratá-los evitando assim o prolongamento do tratamento, sendo comprovado que em muitos casos pouco se ganha com o uso precoce de aparelhos.

Qual a relação das dores de cabeça com os dentes e a oclusão?
Dor de cabeça, nas laterais da face, no pescoço, nos ombros e nas costas, obstrução nos ouvidos e abertura limitada de boca são alguns dos sintomas da disfunção Temporo-Mandibular.
Os especialistas dividem as causas desta disfunção em dois grupos: estrutural e emocional. A primeira está relacionada a má oclusão ou mordida errada. Entre as causas emocionais destacamos o estresse e a tensão, que podem desenvolver em algumas pessoas o hábito de apertar as arcadas uma contra outra, prejudicando a articulação, o que desencadearia as dores crânio faciais.
Durante as crises de dor, o Cirurgião Dentista costuma indicar medidas paleativas para aliviar os sintomas, como analgésicos e relaxantes musculares. Para haver a solução definitiva deve-se utilizar placas especiais de acrílico, colocadas sobre os dentes e após, realizar o tratamento ortodôntico ou até mesmo ajustes oclusais, feitos por profissional capacitado e especializado.

O Conselho Federal de Odontologia reconhece como ortodontista apenas aquele profissional formado em odontologia, que aprovados em exame de seleção cursaram Universidades devidamente legalizadas num período mínimo de dois anos de educação avançada. Estes profissionais segundo o Conselho Federal de Odontologia estão capacitados para tratar dos problemas ortodônticos, pois adquiriram de fato um treinamento teórico-prático adequado, um embasamento científico altamente satisfatório e ainda experiência necessária indispensável para uma boa formação profissional. 

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS