Sorria com confiança e tenha mais saúde

ODONTOLOGIA

Sorria com confiança e tenha mais saúde

No Brasil, apesar de ser um país com alto índice de problemas bucais, apenas 5 a 8 % da população procura o dentista com regularidade. Se você se encontra na parte dos outros 95% , e posterga sua ida ao dentista, deixando para ir quando não tem mais jeito, trago uma informação que pode dar muita esperança e ajudar a mudar essa estatística. Muitas pessoas adiam um tratamento por medo de doer, receio de o tratamento não dar certo, ou desperdiçar o recurso investido de tempo e dinheiro, ou até mesmo de não se sentirem merecedoras de uma qualidade melhor de vida que a saúde bucal vai proporcionar.

Esses riscos são tão impactantes na vida dessas pessoas que elas ficam anos “sentadas no sofá”, sem procurar o dentista, até que aquilo que ela sente, desconforto físico ou emocional, seja tão forte para superar esses riscos e marcar uma consulta. Essa ainda é a realidade de muitas pessoas até hoje. A boa noticia é que, com a ajuda da tecnologia digital, já utilizamos técnicas que permitem mais precisão no diagnóstico, diminuindo o risco de desempenho, guiando o planejamento do tratamento, através de softwares de análise facial e do sorriso, permitindo que o paciente participe e veja como o tratamento vai ficar no final mesmo antes de começar, impactando principalmente em casos estéticos.

A odontologia digital também proporciona uma diminuição do tempo do tratamento e maior acerto nos encaixes das reabilitações funcionais, menor número de consultas e menos uso do “motorzinho”, um dos grandes vilões que afasta muita gente. Até o medo de doer já pode ser superado, pois técnicas de analgesia e controle da ansiedade associados a tratamentos pouco invasivos, permitem muitas vezes a tratamentos inteiros sem uso de agulhas. Muitas pesquisas demonstram o que acontece com nosso organismo quando a gente sorri com confiança.

Quando a gente sorri pra valer, sem se preocupar, o ato de sorrir gera uma série de reações bioquímicas, neurológicas, hormonais que são comparáveis aos melhores remédios que existem pra qualquer tipo de doença. Hoje o poder do sorriso está em alta. Se você sorri sem confiança, escondendo o rosto, com a mão na frente, virando de lado, segurando o lábio, ou travando o sorriso por qualquer razão, as reações corporais citadas não acontecem. Mas sorrir bem, com confiança, tem um poder incrível para a saúde geral, assim como dormir bem e comer bem.

Pessoas que sorriem com confiança vivem mais, ficam menos doente, tem mais amigos. Muitas pessoas se privam desse benefício por medos e receios que já são coisas do passado. Minha missão é transformar a vida dessas pessoas, utilizando a odontologia como meio para isso. Sempre busco me atualizar e utilizar as técnicas mais modernas que estão ao alcance clínico para mudar essa percepção e encorajar a todos de que vale a pena cuidar da saúde bucal.

Ver perfil

Matéria Por

IAN TADEU PATROCINIO

Cirurgia Odontológica

CRO/RJ 26789 | Macaé

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional