Qual o calçado ideal?

ORTOPEDIA

Qual o calçado ideal?

Esta pergunta é muito frequente nos consultórios ortopédicos e deveria ser respondida da seguinte forma: “Para o que?”, ou seja, devemos identificar qual o objetivo do calçado. Evidências mostram que ainda na pré-história o homem já usava calçados para proteção dos pés, isso há cerca de 10000 anos, porém o primeiro registro vem do Egito antigo há cerca de 5500 anos. No decorrer da história o calçado passou de fator protetor a símbolo de status social, moda etc. Habitualmente este questionamento é feito por pessoas que buscam de alguma forma melhorar determinada prática esportiva, como os corredores que sempre questionam, entre outras coisas, qual o tipo de tênis comprar, para pisada pronada ou supinada?

Neste momento uma avaliação física é necessária, pois além do tipo de pisada devemos avaliar outros aspectos, por exemplo: qual o terreno que será feita a corrida, carga de treino, avaliação da marcha como um todo, etc. Outra questão tão importante ou até mesmo maior são os calçados laborais. Vivemos numa sociedade em que o trabalho para o mercado “off shore” exige calçados específicos, sendo os poucos disponíveis pesados, sem sistema de absorção de impacto e com costuras grosseiras; podendo causar várias patologias no pé do trabalhador: fasciite plantar (“esporão”), joanetes, deformidades dos dedos menores etc.

Deixo aqui a minha crítica: por que não temos tantas opções de calçados para trabalhar como temos para os esportes? No que se refere a tratamentos de doenças. Nos pés, devemos avaliar cada caso; porém o mais emblemático, sem dúvida, são os pacientes com Pé Diabético. Estes necessitam de calçados especiais, feitos sob medida e que respeitam uma série de exigências médicas, pois um calçado ruim nestes casos pode ser o início de um processo que irá resultar em amputação no futuro. Desta forma responder a pergunta inicial é muito mais complexo do que imaginamos. Devemos avaliar todas as variáveis possíveis individualizando cada paciente e entendendo principalmente seus anseios e objetivos para que, aí sim possamos orientá-lo da melhor maneira possível a escolher o calçado ideal.

Ver perfil

Matéria Por

JALMEIR PIRES VIANNA

Ortopedia e Traumatologia

CRM 52855332 | Macaé

Deixar Comentário