ODONTOLOGIA

SISTEMA CAD/CAM A evolução das cerâmicas odontológicas

O sorriso é um acessório fundamental para aparência e apresentação pessoal, sendo considerado um fator determinante para a estética facial. O aumento da exigência estética por parte dos pacientes tem contribuído expressivamente para o avanço contínuo da Odontologia, seja pelo aprimoramento dos profissionais quanto às suas técnicas ou pela evolução de produtos restauradores e utilização de novos sistemas tecnológicos. A evolução das cerâmicas odontológicas tem favorecido seu amplo uso em reabilitações estéticas.

Esses materiais são considerados ideais para reprodução natural dos dentes, em razão das suas propriedades físicas, biológicas e ópticas, que proporcionam estabilidade de cor a longo prazo, resistência à abrasão, alta biocompatibilidade, translucidez, luminosidade e fluorescência. Dentre as opções de tratamento reabilitador estético estão as coroas, indicadas em casos de ausência ou pouca estrutura dental remanescente e as facetas laminadas, indicadas quando há quantidade considerável de estrutura dental hígida do elemento, para restabelecimento de forma, fechamento de diastema, alinhamento ou pequenas alterações de cor.

O uso do sistema CAD/CAM caracteriza uma verdadeira mudança de paradigma na Odontologia, visto que esta tecnologia possibilita a realização de restaurações indiretas de alta qualidade com a utilização de novas ferramentas consideradas precisas e eficientes em um menor número de consultas, sem a necessidade de moldagem e por meio de um sistema de fresagem diretamente interligado. A terminologia CAD/CAM significa que o desenho e a fabricação da restauração são realizados por meio de um computador específico. Existem três métodos de produção para o sistema CEREC CAD/CAM, são eles: sistema “inlab”, sistema de produção centralizada e o método “in office system” ou “chairside”, que foi o utilizado no presente caso.

Neste, o clínico é capaz de realizar todas as fases do tratamento no consultório, incluindo preparação do elemento dental, digitalização e processamento da imagem, fresagem e cimentação das restaurações. Assim, a utilização desse tipo de tecnologia oferece vantagens como: produção de restaurações precisas, forma simples de produção, redução do tempo e número de consultas, redução de custos laboratoriais, aumento da produtividade e redução do consumo de material. Além disso, diferentes tipos de materiais podem ser utilizados, como cerâmicas de alta resistência (metal-free), resinas compostas e nanocerâmicas, disponibilizados em blocos monocromáticos ou policromáticos.

Estes, permitem aliar características como estética, alta resistência e facilidade de uso, proporcionando maior previsibilidade e longevidade das restaurações produzidas por CAD/CAM. Por fim, estudos comprovam que características como resistência à fadiga e resistência à tensão têm se mostrado excelentes em restaurações fabricadas por meio dessa metodologia. Aliada a essa tecnologia inovadora , que torna possível a entrega de trabalhos simples e complexos em curto espaço de tempo,temos a implante dentário que em caso de paciente desdentado total, é reabilitado com prótese protocolo em resina (provisória) e em cerâmica(definitiva), esse tratamento garante segurança na mastigação o que eleva a autoestima do paciente, pois devolve a capacidade da mesma.

O paciente que apresenta maloclusão(mordida aberta, mordia cruzada, entre outros) é necessário realizar o tratamento ortodôntico para facilitar a finalização do caso. Nos pacientes que necessitam de reabilitação protética, usa-se parâmetros funcionais, estéticos e morfológicos para devolver a harmonia do sorriso. Para isto, faz-se necessário uma avaliação do especialista para avaliar a face e a nova composição do sorriso, além de exames específicos.

Ver perfil

Matéria Por

MAISSY D. VELLASCO D. DA SILVA

Odontologia

CRO/RJ: 30477 | Rio das Ostras

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS