FISIOTERAPIA

Barriga tanquinho pós gestação é possível! Conheça o LOW PRESSURE FITNESS

O útero grávido em crescimento não apenas estira os músculos abdominais, como, devido á frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados ele pode deixar um espaço de mais ou menos 1 a 3 cm entre os dois ventres do músculo reto abdominal no final da gestação, chamado de diástase. Essa alterações são muito comuns principalmente em mulheres que já tiveram mais de uma gestação e ela gera muito desconforto estético e leva as mulheres a buscar as mais diversas maneiras para reverter a situação. A involução do útero (após o parto) geralmente termina em cerca de catorze dias, mas os músculos abdominais podem levar seis semanas para retornar ao estado pré-gestacional e seis meses até que a força total retorne (Thomson et al, 1994). Porém, muitas vezes na ânsia de resolver o problema, soluções não adequadas são adotadas como excessos de abdominais e atividade física pesada, o que acaba agravando a diástase, causando dores nas costas e até hérnias. Vale ressaltar que a parede abdominal é composta pelos músculos reto do abdômen, oblíquos internos, externos e transverso. Estes músculos fazem parte da estabilização do nosso tronco e são formados predominantemente de fibras do tipo I (69%), enquanto que de tipo IIb apenas dispõe de uma percentagem aproximada de 3% (Caix, Outrequin, Descottes, 1982). Ou seja, são músculos mais resistentes a fadiga e que precisam estar ativos durante todo o nosso dia para manter principalmente nossa postura ereta, em pé e antigravitacional. Eles não precisam de peso, precisam de resistência. O LOW PRESSURE FITNESS (LPF) é um método global que utiliza de técnicas como o abdominal hipopressivo, a reeducação postural global, os alongamentos miofasciais juntos e baseados nos princípios da neurodinâmica para trabalhar principalmente os músculos do core (músculos abdominais) e o principal, sem sobrecarregar estruturas importantes, como o assoalho pélvico da mulher que no período pós parto, se encontra frágil e tudo o que ele menos precisa é de mais pressão.

Mas como o LPF atua na diástase?

Durante a execução do LPF acontece uma tração excêntrica (o músculo e o tecido conjuntivo são esticados, alongados) ocorrendo dessa maneira a reaproximação do reto abdominal. Esta tração excêntrica estimula a produção de colágeno e elastina, estimulando assim a regeneração do tecido enfraquecido na linha alba, mantendo esses músculos mais próximos e ativando músculos profundos como o transverso do abdome que tem uma importante função no acinturamento. Pelo conceito em cadeias miofasciais, também tracionam o assoalho pélvico para cima, reposicionando os órgãos internos, trabalhando a resistência da musculatura, prevenindo e muitas vezes tratando incontinências e melhorando o desempenho sexual. Tudo o que uma mulher no período pós parto necessita. Escolhas certas fazem toda diferença neste período. Procure um profissional licenciado para te auxiliar.

Ver perfil

Matéria Por

AMANDA JORGE

Fisioterapeuta

CREFITO 222734-F | Macaé

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS