Queda das sobrancelhas

DERMATOLOGIA

Queda das sobrancelhas

Muitas mulheres associam o afinamento progressivo das sobrancelhas com o hábito de retirá-las com pinça de maneira repetida ao longo dos anos e acabam não se atentando com a perda progressiva parcial e total dos fios. De fato, isso pode acontecer. No entanto, esses pelos das sobrancelhas também podem ser alvos de alguns tipos de alopecia (doenças que provocam a queda dos cabelos e/ou dos pelos do corpo). 

A preocupação deve ser ainda maior quando a perda dos fios ocorre em grande quantidade em um curto intervalo de tempo. Deve-se procurar um médico dermatologista para investigação da causa por meio de exame geral e Tricoscopia das sobrancelhas. Várias condições gerais do organismo podem acarretar a perda dos fios das sobrancelhas, bem como os cabelos e pelos corporais.

Dentre elas podemos ter: deficiências nutricionais, alterações hormonais como hipotiteroidismo, doençcas imunológicas, neoplasias, doenças infectocontagiosas como sífilis, hanseníase e outras. Processos inflamatórios que acometem a face como dermatites seborréicas e psoríase também podem levar à perda das sobrancelhas e se observa vermelhidão, coceira, descamação e falhas dos pelos.

Doenças autoimunes que acometem apenas os fios podem ser observadas como: Alopecia Areata, que pode provocar desde queda localizada dos cabelos até perda de todos os pelos do corpo (alopecia areata universalis). Em alguns indivíduos, a doença pode se manifestar de maneira caprichosa apenas nas sobrancelhas, sendo importante um dermatologista especializado para diagnosticá-la.

Outro exemplo que vem preocupando especialistas é Alopecia Frontal Fibrosante. Nesse tipo de queda, a perda dos fios das sobrancelhas pode ser o primeiro sinal da doença e hoje considerada em muitos centros especializados uma epidemia, sendo uma das alopecias cicatriciais (grupo no qual a perda dos cabelos é definitiva) mais frequentes. O quadro clínico é de queda das sobrancelhas e de recessão da linha de implantação dos cabelos.

A dermatologia hoje dispõe de técnicas inovadoras para um diagnóstico cada vez mais precoce das quedas dos fios das sobrancelhas, bem como dos cabelos. Novas técnicas de tratamentos como MMP® (Microinfusao de medicamento pela pele), Laser de Diiodo de baixa intensidade e novos medicamentos podem tornar os resultados mais rápidos e satisfatórios.

Para os casos com perda definitiva dos fios existe a possibilidade de transplante dos mesmos para as sobrancelhas com a correção de falhas definitivas e com excelente resultado estético. Na maioria dos casos, há possibilidade de recuperação total dos fios com os tratamentos, porém, existem doenças em que é apenas possível interromper a progressão da queda; ressaltando a importância da avaliação com médico especialista para diagnóstico e tratamento o mais precoce possível.

Ver perfil

Matéria Por

Flavia Valone Gorini Jacob

Dermatologia

CRM/PR: 26671 RQE: 17257 | Londrina

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional