A Fáscia pode ser a grande causadora das suas dores e alterações posturais

FISIOTERAPIA

A Fáscia pode ser a grande causadora das suas dores e alterações posturais

Fáscia: Tecido que sustenta, protege e guarda nossas emoções.

Imagina você vestindo um macacão de mergulho dos pés a cabeça, esse macacão inteiriço é a nossa fáscia, um tipo de tecido conjuntivo fibroso que se espalha por todo corpo de forma contínua, envolvendo estruturas e formando uma bainha sob a pele, a fáscia mantém e conecta entre si todas as estruturas do corpo humano, formando uma teia tridimensional que se distribui desde a cabeça até os pés sem interrupções, envolvendo todo e qualquer tecido do corpo desde grupos musculares, órgãos e ossos.

As alterações posturais, artroses, osteófitos (bico de papagaio) e muitos problemas dolorosos podem ser decorrentes de tensões anormais que a fáscia suporta, pois o corpo humano está submetido o tempo todo às leis da gravidade, e tem o fato do cotidiano: Alimentação errada, ingerir pouca água, excesso de peso, trabalhar sentado na frente de um computador, celular, nós passamos a maior parte do dia em flexão, nós sentamos para tomar o café, escovamos os dentes, dirigimos, trabalhamos muitas vezes sentados sempre nesse padrão flexor de fechamento do corpo, deveríamos acordar espreguiçando, parar para se alongar no meio da manhã e no meio da tarde, praticar atividade física regularmente, o corpo foi feito pra se mexer.

Tudo isso precisamos mas não fazemos, todos os hábitos ruins, contribui para que esse tecido tenha um excessivo encurtamento ou um estiramento, em ambas situações a função corporal pode estar afetada, levando alterações da estrutura e como consequência a dor. A fáscia contém duas proteínas, o colágeno e a elastina, e como todas as proteínas, essas duas se renovam, mas a elastina proteína de longa duração é estável, o colágeno de curta duração modifica-se durante toda a vida, e é no colágeno que acreditamos que acontece a maioria das patologias do tecido conjuntivo, e podemos entrar com técnicas manuais para devolver a funcionabilidade desse tecido.

É necessário uma avaliação precisa para diagnosticar a disfunção primária, pode ser a fáscia mas pode entrar outros sistemas que será diagnosticado para tratar, após a avaliação entro com as liberações específica para cada caso. Quais os benefício do tratamento? Alívio das dores; Melhora significativa da postura, já na primeira sessão podemos observar o resultado; relaxamento dos tecidos; diminui o inchaço de todo o corpo principalmente do abdômen.

Pacientes que têm cicatriz de cesárea, abdominoplastia, histerectomia, o resultado é fantástico na aderência e no aspecto da cicatriz por trabalhar o tecido conjuntivo. Muitos casos de pacientes com dor lombar, pode ser devido a aderência da cicatriz abaixo do abdômen. Lembra que a fáscia é um tecido único? Pois é, essas restrições da cicatriz no abdômen, podem repercutir e diminuir a mobilidade na coluna lombar ocasionando dor. “A Estrutura governa a função”, mas o contrário também é verdadeiro,

“A função governa a estrutura”. Precisamos ter uma boa estrutura com curvaturas harmoniosas, boa mobilidade de tecido, coluna, articulações e vísceras para tudo funcionar perfeitamente e o nosso corpo tem uma capacidade enorme de encontrar esse equilíbrio, ele só precisa de estímulos certos para se autocurar.

Ver perfil

Matéria Por

NATÁLIA DIACÓPULOS MARIOTO

Fisioterapeuta

CREFITO: 112489-F | Londrina

Deixar Comentário