O tratamento das varizes é a solução quando há sintomas que comprometem a qualidade de vida, a autoestima do paciente ou representam risco de complicações como a trombose. Entre os sinais de agravamento estão inchaço persistente, vermelhidão, feridas e vasos grossos maior que 4 milímetros.
Por Mônica Arena, angiologista e cirurgiã vascular.
Ao recomendar um tratamento de varizes o médico parte da premissa que o procedimento é necessário quando há prejuízo da saúde vascular.
Se o problema ainda é estético, quando possível, avaliamos opções não cirúrgicas de tratamento
Há casos em que optamos pela cirurgia porque além de melhorar a aparência, ela vai evitar o agravamento da doença e futuras complicações.
Outro aspecto relevante para a escolha do tratamento é conhecer o histórico do paciente e seu estado de saúde global assim podemos dimensionar o risco da cirurgia.
A boa notícia é que as técnicas para tratar as varizes evoluíram bastante e a recuperação é mais rápida e confortável.
Qual é a melhor técnica para tratar varizes?
A escolha do tratamento mais adequado para cada paciente depende do tipo de varizes, do tamanho da lesão, do local e da condição de saúde da pessoa.
Há várias técnicas terapêuticas, com seus prós e contras.
O paciente deve sempre ter uma boa conversa com o médico para entender quais são as possibilidades para resolver o caso, pesando riscos e benefícios.
Sobre algumas das técnicas mais usadas para tratar varizes:
• Laser endovenoso: O laser é aplicado nos locais adoecidos e as varizes são eliminadas por cauterização.
• Escleroterapia líquida: A varizes são destruídas por uma substância química esclerosante aplicada por meio de injeções.
• Escleroterapia com espuma densa: Um produto, na forma de espuma e com alta potência para eliminar os vasos, também por meio de injeções
• Laser transdérmico: O laser ND Yag é disparado sobre os vasos adoecidos com seu posterior fechamento.
• Cirurgia de ressecção da veia safena e microvarizes: A técnica consiste em remover a veia safena e/ou as microvarizes doentes
• Ablação de radiofrequência: Esta técnica usa energia de radio frequência por dentro do vaso para aquecer e destruir as varizes.
• Técnica mista: Consiste na utilização de duas ou mais técnicas das identificadas acima e é uma grande tendência atual.
Se você tem varizes ou varicoses procure um cirurgião vascular e busque informações e se possível tratamento.
Matéria por
Mônica Filgueiras Arena
Angiologia CRM/PR: 20314 RQE: 12426 | Londrina