Tratamento ortodôntico estético e suas opções

ODONTOLOGIA

Tratamento ortodôntico estético e suas opções

No mercado hoje existem vários tipos de aparelhos, sendo eles os convencionais (com “borrachinhas” coloridas), os aparelhos auto ligados, os aparelhos em cerâmica ou Safira, de policarbonato, os invisíveis como as placas alinhadoras e ainda a ortodontia lingual. Há muitas dúvidas em relação a qual aparelho escolher, principalmente quando o paciente almeja estética durante o tratamento, tendo em vista que o mais estético seria as placas alinhadoras como por exemplo Invisalign, Easy Solution, dentre outras marcas.

Porém, esse tipo de tratamento ainda é limitado à alguns casos onde se necessita uma grande movimentação ortodôntica e seu custo quando comparado aos outros aparelhos ainda é elevado. Em contrapartida, uma excelente opção são os aparelhos em cerâmica, funcionam como um aparelho convencional porem com melhor estética pelos braquetes serem quase transparentes. Seu custo comparado aos alinhadores é mais acessível e existem opções nos aparelhos convencionais e também no auto ligado.

Os aparelhos em Safira são uma ótima opção quando se quer estética avançada, pelas próprias características do material que é uma porcelana monocristalina que se faz mais translúcida que a cerâmica comum o deixando mais estético e resistente. Há também os braquetes estéticos em policarbonato, ou seja, resina. Estes aparelhos têm sua coloração mais “leitosa” lembrando a cerâmica, porém pigmentam com o passar dos meses, são menos resistentes e maiores em seu tamanho.

Para os pacientes que almejam estética essa não seria a melhor opção, porem o seu custo é bem mais baixo que os aparelhos de cerâmica e safira. Uma grande dúvida dos pacientes quando desejam colocar este tipo de aparelho, como o de cerâmica e Safira, é se mudam de cor com o passar do tempo e esses aparelhos não modificam suas cores iniciais, apenas as borrachinhas que são trocadas mensalmente podem ter alteração em sua coloração. Mas já existe no mercado algumas marcas que fabricam as famosas “borrachinhas” que não pigmentam tanto quanto as ligaduras convencionais.

Outro questionamento quanto aos aparelhos de cerâmica e safira, é sobre a resistência. da cerâmica quando comparada a safira é menos resistente e precisa de alguns cuidados adicionais, a safira, pela própria configuração do seu material apresenta maior resistência. Mas hoje temos excelentes marcas que já fabricam aparelhos tanto em cerâmica quanto em safira com boa resistência, evitando assim o inconveniente de peças quebradas durante o tratamento, porém isso sempre pode variar de paciente para paciente pois depende do cuidado de cada um com seu aparelho.

Por isso enfatizo a importância de uma avaliação precisa para se saber o que o paciente deseja e espera do seu tratamento e qual a melhor opção para seu caso. Diante disso, com a constante evolução das pesquisas, podemos esperar aparelhos cada vez mais confortáveis, imperceptíveis e resistentes.

Matéria Por

VANESSA P. OTTO GIRALDELI

Odontologia

CRO/SC 12952 | Joinville

Deixar Comentário