Exercícios X Menstruação: como o ciclo menstrual pode afetar a sua rotina de treinos

GINECOLOGIA

Exercícios X Menstruação: como o ciclo menstrual pode afetar a sua rotina de treinos

Na busca por melhor qualidade de vida, a atividade física se faz cada vez mais necessária. Atletas de fim de semana, amadores e até atletas de alto rendimento têm seu desempenho afetado pelo ciclo menstrual. Quantas vezes nos sentimos com um cansaço a mais, preguiça, sensibilidade à flor da pele e quase se matando por um doce? O desconforto é real! Os baixos níveis de estrogênio e progesterona presentes durante o período menstrual causam efeitos, como cansaço, irritabilidade e inchaço. Mas, engana-se quem acredita que o melhor a fazer é se esconder debaixo das cobertas. Exercitar-se ajuda minimizar todos esses sintomas, mas vale lembrar que, nesse período, diminuir a intensidade dos treinos deve ser considerado, a depender da intensidade dos sintomas . Além, é claro, de conforto! O mercado conta com algumas opções para driblar o desconforto do absorvente nesses dias. Procure saber mais sobre coletores menstruais, calcinhas absorventes e até esponjas menstruais. Para as mulheres que optam por não usar métodos hormonais como anticoncepção, o ciclo menstrual guarda alguns segredos, conforme a fase do mês. Mapear os dias de maior e menor energia é fundamental para uma preparação equilibrada e para driblar os efeitos da queda de rendimento durante o exercício. Observe o quadro acima: Já aquelas que definitivamente não se sentem à vontade com a menstruação, existem métodos seguros e altamente eficazes para evitar a menstruação e seus incômodos. Os mais procurados são os DIUS medicados (conhecido como Mirena) e os implantes hormonais (Implanon e Gestrinona). O importante é ter em mente que sofrimento não combina com qualidade de vida. Uma avaliação individualizada vai garantir o que você procura!

Dicas de como aproveitar melhor seu ciclo:

• Evite cafeína, comidas com muito sal e álcool;
• Tome bastante líquido, principalmente água.
• Coma mais frutas cítricas, ricas em vitamina C;
• Vegetais verde-escuros, ricos em vitamina E;
• Peixes, que contêm ômega 3

O motivo? Eles têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que diminuem os efeitos da menstruação no corpo.

Matéria Por

Natacha Machado Araujo

Ginecologia e Obstetrícia

CRM/SC 20516 RQE 11831 | Joinville

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