10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Tireoide

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Tireoide

Você sabia que o ganho de peso, cansaço, insônia, mudanças de humor, queda de cabelos podem estar relacionados com problemas graves na Tireoide? A Tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, apresenta uma forma parecida a de uma borboleta. Ela é responsável pelo correto funcionamento de todo organismo. Quando a tireoide não funciona de forma correta, pode levar a problemas em todo o corpo.

Todas as pessoas possuem tireoide, mas em alguns casos ela pode estar doente e levar a um não funcionamento correto do organismo, por liberar seus hormônios de forma insuficiente, o que chamamos de hipotireoidismo, ou em excesso, levando ao hipertireoidismo.

Confira, abaixo, as 10 coisas que você precisa saber sobre a Tireoide:

1. A falta de hormônios da tireoide pode levar a: cansaço, pele seca, queda de cabelos, ganho de peso e inchaço no corpo, alterações do sono, depressão, dificuldade de concentração e alteração da memória, intestino lento, problemas na menstruação, dificuldade de engravidar, dores difusas no corpo.
2. O hipotireoidismo pode levar também a aumento dos níveis de colesterol, osteoporose, pressão alta, coração lentificado, dores musculares e nas articulações.
3. Nas crianças, resulta na dificuldade de crescimento com altura baixa, ganho de peso, dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção e alteração de outros hormônios, levando à puberdade, a ocorrer mais cedo, ou atrasada.
4. O excesso de hormônios da tireoide, o hipertireoidismo pode levar a: emagrecimento excessivo, irritabilidade e falta de paciência, insônia, o intestino fica solto, aumento da pressão, arritmias cardíacas e, em casos graves, até à morte.
5. As doenças na tireoide podem afetar qualquer pessoa e em qualquer etapa da vida, desde recém-nascidos a idosos.
6. Até 60% das pessoas podem ter alguma doença na tireoide em algum momento da vida.
7. As gestantes e mulheres que desejam engravidar precisam sempre avaliar o correto funcionamento da sua tireoide, pois ela é importante para o desenvolvimento do feto, principalmente do seu cérebro. A falta de hormônios da tireoide na gestação pode levar a sequelas que podem ser irreversíveis para o bebê, especialmente neurológicas.
8. Estima-se que mais da metade da população tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. O reconhecimento de um nódulo nesta glândula pode salvar uma vida, pois até 10% desses podem corresponder a um câncer.
9. Por isso, a avaliação de um nódulo por um endocrinologista é fundamental, para que se possa descartar a possibilidade de um câncer.
10. O mais importante é que todas as doenças na tireoide apresentam tratamento e, quando realizado por um profissional endocrinologista, que é o especialista em doenças hormonais, pode garantir segurança e conforto, com retorno do bem-estar e qualidade de vida.

Ver perfil

Matéria Por

Igor Ribeiro Barcelos

Endocrinologia e Metabologia

CRM/RO 2481 | RQE 1154 | RQE 1155 | Ji-Paraná

Deixar Comentário