O que é a toxina botulínica?
É a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A substância, inicialmente utilizada pela Oftalmologia e Neurologia, para tratamento de desvios musculares, há alguns anos passou a ser utilizada na Dermatologia para a correção das rugas dinâmicas, com ótimos resultados. Ficou conhecida pelo nome comercial de Botox®, mas também é comercializada no Brasil, com os nomes de Dysport, Prosigne e Xeomin.
O efeito do Botox® é imediato?
Não. Os primeiros efeitos da toxina botulínica poderão ser observados em 48-72 horas após o procedimento, mas o efeito máximo esperado é em aproximadamente 10 dias.
Quanto tempo dura o efeito e qual intervalo recomendado entre cada aplicação?
Os efeitos do tratamento duram aproximadamente 4 a 8 meses, dependendo da resposta individual do paciente, da técnica de aplicação e da dosagem aplicada. Após este período, o médico pode recomendar uma nova aplicação e a continuidade do tratamento.
Botox® deixa o rosto sem expressão?
Não. O tratamento individualizado e personalizado para cada paciente, de acordo com as características clínicas, desejos e expectativas, oferece resultados bastante naturais e ajustados a cada paciente. O Botox® atua relaxando os músculos onde é injetado, sendo que este grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso dependendo da dosagem utilizada no plano de aplicação. O mais importante é procurar um médico habilitado e treinado para realizar o procedimento.
Onde podem ser observados os melhores resultados com a aplicação do Botox®?
Os resultados mais satisfatórios são vistos na região frontal (testa), na glabela (entre os supercílios) e região peri- -orbitária (pés de galinha). Já as rugas periorais (ao redor da boca) e o sulco nasogeniano (entre o nariz e o canto da boca) é melhor suavizado com o preenchimento.
Qual a idade mínima para fazer este tipo de tratamento pela primeira vez?
Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada para o tratamento.
Dói para aplicar?
Por ser injetado com uma agulha muito fina, a maioria dos pacientes relata que é perfeitamente suportável a sensação da picada. Alguns nem a sentem. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, aplicado 30 a 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo.
Botox® pode aumentar o volume dos lábios?
Não. Botox® relaxa a musculatura onde é injetado, tratando desta forma as rugas causadas pela ação dos músculos faciais. Botox® não tem capacidade de aumentar volume. O tratamento indicado para aumento de volume é o preenchimento facial. Essa técnica pode ser indicada para preencher as rugas estáticas, remodelar contorno facial ou ainda oferecer reposição de volume para áreas alteradas pelo processo de envelhecimento, como os lábios.
O procedimento é realizado em qualquer tipo de clínica?
Não. Esse tipo de procedimento médico requer conhecimento, técnica e habilidade por parte do especialista. O paciente deve procurar um médico experiente e capacitado na técnica de aplicação. Isto garantirá a obtenção de resultados duradouros e satisfatórios.
Matéria por
Claudia C. M. Oliveira
Dermatologia CRM 120619 | Presidente Prudente