O sonho de muitas pessoas é poder rejuvenescer, não apenas esteticamente, mas o corpo num todo, ter saúde e como consequência uma aparência saudável.
Rejuvenescer é obter uma aparência mais jovem e natural, elevar sua autoestima através de tratamentos para linhas de expressão, rugas, sulcos e assimetrias, aperfeiçoando volumes e contornos, devolvendo a firmeza, hidratação e harmonia de sua pele.
A DERMATOLOGIA assumiu um papel essencial acrescentando à especialidade que trata de doenças da pele e tem a atribuição de cuidar do aspecto físico do indivíduo. O desenvolvimento da cirurgia dermatológica, procedimentos estéticos e recursos cosmiátricos possibilitaram uma conduta ativa na melhora do aspecto da pele e do envelhecimento.
A PELE assim como os demais tecidos do corpo sofre mudanças progressivas à medida que o tempo passa, fruto de fatores internos e externos.
Quais são os principais fatores que contribuem para o envelhecimento cutâneo?
Sol (radiação UV), excesso de frio ou calor, estresse, tabagismo, alimentação errada aceleram este processo.
Afinal, quando
começamos a envelhecer?
Por volta dos 25-30 anos, sendo pouco perceptível nesta fase. A partir dos 45 anos a capacidade de regeneração se torna mais lenta em consequência das mudanças hormonais da pré-menopausa.
Com o passar dos anos a pele perde gordura, fica mais fina e menos irrigada pelo sangue, seu aspecto jovial e a cor natural se alteram. Acorre a diminuição da quantidade de fibroblastos (células que produzem o colágeno) e ainda há perda do colágeno e do ácido hialurônico já existentes.
Outros fatores são a própria atuação da gravidade que faz a pele ceder, surge flacidez, rugas e linhas de expressão, e as glândulas sebáceas que produzem um óleo natural (sebo) ficam menos ativas e a pele cada vez mais seca.
Como tratar?
As tecnologias disponíveis atualmente permitem que possamos intervir em qualquer fase do envelhecimento. Quando realizadas precocemente (25-35 anos) assumem também um papel preventivo e aos 45-60 anos a qualidade da pele estará muito acima da média. Se iniciadas em fases mais tardias deverão ser usadas técnicas mais radicais ou agressivas que em dermatologia chamamos ablativas ou então associar várias técnicas ao mesmo tempo.
Dentro deste conceito um dermatologista norte americano criou os “3Rs do Rejuvenescimento” que abrangem o tratamento de todas as alterações da pele envelhecida, onde o primeiro “R” significa RENOVAR A PELE, o segundo “R” é de RELAXAR OS MÚSCULOS e o terceiro “R” de RECUPERAR O VOLUME E REDEFINIR OS CONTORNOS FACIAIS.
O enfoque é o tratamento global em consultório, visando não somente uma ruguinha ou outra, mas sim a pele em sua totalidade, considerando todas as técnicas disponíveis e suas melhores indicações. O resultado é um rejuvenescimento com HARMONIA, NATURALIDADE E EQUILÍBRIO DA PELE.
Sempre considerando a PELE em sua totalidade, com uma visão tridimensional, onde, buscando em cada técnica sua melhor indicação é possível rejuvenescer de forma SEGURA E NATURAL com os tratamentos corretamente escolhidos pelo seu dermatologista.
Matéria por
Marília Prego
Dermatologia CRM/GO 16223 | RQE 13168 | Goiânia