Melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele (geralmente acastanhadas), principalmente face, mas também braços e colo.
Ocorre mais em mulheres, mas também em menor frequência nos homens. Não é uma doença grave nem contagiosa, mas perturba a autoestima e compromete a vida social das pessoas afetadas.
Não há causa definida para o surgimento do melasma. Muitas vezes, esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar, que é fator desencadeante, junto com a LUZ visível (lâmpadas, computadores, etc). Também é importante ressaltar a predisposição genética, histórico familiar e, mais recentemente, o ESTRESSE, pode intensificar o quadro.
A grande responsável pelo escurecimento da pele é uma célula chamada melanócito, que tem origem no sistema nervoso central e durante o período fetal, migra até a pele onde se localiza numa camada intermediária entre a epiderme e a derme. O melanócito possui vários receptores, que recebem estímulos de todas as fontes do organismo. Por esse motivo, o estresse pode piorar a mancha, uma vez que provoca o aumento do cortisol, que é um hormônio que favorece o estimulo de produção de melanina.
Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção solar, proteção à luz visível, o uso de medicamentos tópicos, orais procedimentos para o clareamento como Peelings, Laser, e o mais queridinho do momento, o Microagulhamento - que além de não utilizar calor, não utiliza luz e, com isso, tem-se menos retorno das lesões, o chamado efeito rebote.
O tratamento é longo e, quando bem indicado (contando com a disciplina do paciente), consegue-se ótimo resultado, para o clareamento e sua manutenção.
O MÉDICO DERMATOLOGISTA cursa 6 anos de Medicina, 3 anos de Residência ou Especialização em Dermatologia, faz uma prova de Título pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para, só então, poder atuar como DERMATOLOGISTA.
Pesquise sobre seu Médico Dermatologista.
Médico Dermatologista tem RQE – Registro de Qualificação de Especialista.
www.sbd.org.br
www.portal.cfm.org.br
Matéria por
Melissa Giraldi Faria
Dermatologia CRM/MT: 6377 | RQE: 20643 | Rondonópolis