Agora, dispomos de um ótimo aliado no combate à flacidez. Consiste em um conjunto de fios de Polidioxanona (PDO), que é uma fibra sintética biodegradável e totalmente reabsorvido pelo organismo humano. A técnica, por assim dizer, reposiciona o colágeno endógeno a partir de uma neo formação do mesmo, organizando as fibras e devolvendo tônus à pele.
Polidioxanona (PDO) é um material conhecido e utilizado na medicina há muitos anos, para realizar suturas subcutâneas e de pele. A técnica de utilização dos fios para procedimentos estéticos iniciou em meados de 2006, pelo renomado Dr. Kwon Han, médico Coreano, que passou a perceber que as cicatrizes ficavam menos evidentes, quando utilizava fios de PDO em suas cirurgias estéticas e a pele em volta ficava mais jovem. O trabalho foi desenvolver uma técnica que colocasse os fios embaixo da pele de uma forma menos traumática possível. Ele desenvolveu uma agulha, tão fina como a de acupuntura, capaz de deixar o fio na pele. Essa técnica devido aos excelentes resultados se disseminou rapidamente na Ásia e foi se expandindo para Europa, Brasil e EUA . Batizado como fio “Mágico” por estrelas do cinema, vem ganhando adeptos por todo o mundo. Junta-se a facilidade de aplicação, com seus efeitos surpreendentes.
O Sistema de fios de PDO compreende fios de vários calibres e vários comprimentos, desde fios lisos indicados para estímulo de colágeno e formação de malha, até fios de tração para efeito de lift. Hoje, no Brasil, dispomos de uma gama grande de fios de PDO, facilitando o tratamento e adaptação à área a ser tratada e às características do paciente e, ao mesmo tempo que realiza um tratamento estético, obtém um resultado terapêutico na melhora dos tecidos e harmonia facial com a ativação da irrigação sanguínea e dos canais linfáticos.
A implantação múltipla de mini fios de PDO formam uma rede vetorial que atua como suporte dos tecidos, provocando, assim, efeito lifting notório de forma imediata, favorecendo a produção fisiológica de colágeno, estimulando o processo de rejuvenescimento da pele, devolvendo vitalidade, elasticidade e maior luminosidade, ajudando a melhorar o aspecto de pequenas rugas, amenizando sulco nasogeniano, melhorando a flacidez e contorno facial.
O procedimento para aplicação dos fios de PDO é relativamente rápido, em torno de vinte a quarenta minutos, necessitando apenas anestesia tópica local, sem necessidade de hospitalização. O tratamento consiste na inserção de pequenas agulhas carregadas com mini fios de PDO, que permanecem na derma, após a remoção das agulhas. Logo após a aplicação, o paciente tem alguns pequenos cuidados a seguir, porém o mesmo já está apto ao retorno à sua vida diária.
Se observa no paciente, após a aplicação, um efeito lifting visível, devido à tensão provocada pelos fios implantados, juntamente com o edema causado pelo trauma do próprio processo. Os fios começam a atuar imediatamente. A partir da terceira semana, os efeitos reais começam a ser visíveis. O ponto de efeito máximo é atingido após 2 a 3 meses. demoram entre 6 a 8 meses a serem reabsorvidos. Durante este tempo, a sua presença continua a estimular a ação dos fibroblastos, aumentando a produção de colágeno e elastina. Isto faz com que os efeitos perdurem após os fios serem absorvidos, em média 12 a 18 meses. Se for necessário, pode repetir o procedimento, implementando novos fios até obter o efeito desejado. Pode realizar retoques a qualquer momento.
Vantagens no tratamento com fios de sustentação de PDO:
• Lifting NÃO CIRÚRGICO.
• É realizado em consultório dermatológico, não requer hospitalização;
• Não apresenta rejeições ou efeitos secundários significativos;
• Procedimento simples e rápido;
• O grau de satisfação do paciente é elevado;
• Pode ser combinado e ou complementado com outros procedimentos estéticos como toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico;
• Não é um procedimento agressivo. Não apresenta reações adversas;
• Sua função é a de estimular a ação de fibroblastos, de modo a que seus efeitos serão sempre naturais.
Não existe risco de produzir deformações ou alterações
nos traços do paciente.
Matéria por
Neise Aziz da Silva Guedes
Dermatologia CRM: 5251763-5 | RQE: 24587 | Macaé