Aliado da boa forma física e da tonicidade muscular, o colágeno é uma das principais proteínas estruturais da pele e a sua presença na composição corporal é sinal de jovialidade.
Este é um componente produzido metabolicamente, porém, com o passar dos anos o organismo diminui a sua intensidade, o que reflete diretamente na aparência e textura da pele. Até não muitos anos, procedimentos estéticos invasivos eram as únicas soluções para devolver a jovialidade dos tecidos.
No entanto, técnicas e produtos modernos foram efetivados nos últimos anos, os quais têm possibilitado resultados muito satisfatórios, como os bioestimuladores, substâncias que atuam estimulando o organismo a produzir o colágeno.
A Dermatologista, Dra. Josy Sasaki afirma que a grande vantagem dos bioestimuladores é a facilidade com que podem ser aplicados. “No próprio consultório, o dermatologista pode fazer as sessões, sem anestésicos injetáveis. Em poucas horas o paciente pode voltar as fazer suas atividades habituais”, explica.
Na Clínica Josy Sasaki Dermatologia Avançada estão disponíveis dois tipos de procedimentos bioestimuladores, como a Radiesse - aplicação de um gel composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio que estimula a produção de colágeno e também atua como preenchedor. O outro método é o Sculptra, que também estimula a produção de colágeno e possui efeito preenchedor.
RADIESSE
Método utilizado principalmente para restaurar o volume da face na área média e inferior, reduzindo as rugas e marcas de expressão, além de amenizar a flacidez. O processo é semelhante a qualquer outro preenchedor injetável, com efeitos graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 18 meses após o tratamento. O resultado é o rejuvenescimento e recuperação natural dos contornos da face, aumentando a espessura da pele, suavizando as linhas de expressão e marcas como ‘pé de galinha’.
Os efeitos começam a ser percebidos por volta de seis semanas após a primeira sessão, que precisa ser repetida em média a cada dois meses. O paciente deve decidir junto com o dermatologista a quantidade necessária para seu caso. Resultados mais efetivos se dão no preenchimento de bochecha, mandíbula, queixo e têmpora. Também preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e promove o seu clareamento.
SCULPTRA
Pele mais firme, diminuição das rugas e recuperação do contorno original do rosto de maneira gradual. Estes são alguns dos resultados promovidos pela aplicação de Sculptra, ácido injetável, que, por possuir anestésico em sua fórmula, garante o mínimo de desconforto ao paciente. A sessão dura em média 30 minutos, dependendo da quantidade de produto a ser injetado.
Tal processo carece de estimulação, cabendo ao dermatologista massagear os locais de injeção após cada série de três a quatro aplicações, o que ajuda a distribuir o produto de forma uniforme por baixo da pele e uma melhor absorção nas camadas. Ao final das aplicações, mais uma vez o médico estimula a área tratada, com massagens de dois minutos feitas com hidratante corporal.
Em pouco tempo os resultados começam a aparecer, na maioria dos casos aproximadamente 45 dias após a sessão inicial. Elas devem ser repetidas em intervalos de dois meses e podem ser usadas em tratamentos como: flacidez facial e de regiões como braços, glúteos, coxas, axilas e flacidez das mãos; flacidez abdominal, do pescoço e colo; tratamento de “bigode chinês”, rugas e celulites; assim como a perda de gordura facial.
TRATAMENTO ASSOCIADO
Os resultados do bioestimulador podem ser potencializados com o uso de ultrassom micro e macrofocado, pois eles também ajudam a estimular a produção de colágeno, levando à melhora da textura da pele e do tônus do envoltório muscular. Aconselha-se de uma a três sessões.
Matéria por
Josy Sasaki
Dermatologia CRM/SC 14625 | RQE 12663 | Florianópolis