A Osteopatia foi criada em 1874 pelo médico Andrew Taylor Still. É uma filosofia, um meio de diagnóstico, tratamento e cura, onde realiza o tratamento de disfunções (restrições de mobilidade) sem remédios ou cirurgias, visando o corpo como um todo, onde todos os sistemas se relacionam e são interdependentes.
É uma técnica indicada para qualquer pessoa, que tenha qualquer tipo de sintoma, pois é uma técnica não invasiva que utiliza terapias manuais, para encontrar e liberar eventuais bloqueios na mobilidade, tensões anormais e desequilíbrios no corpo.
A utilização de técnicas manuais é o princípio utilizado como base para o diagnóstico e tratamento dos tecidos corporais (músculos, nervos, articulações, fáscias) em desalinhamento.
As dores e disfunções do corpo, surgem quando o organismo perde a sua capacidade de adaptação, e de tentar neutralizar as alterações que foram sofridas, que age como um mecanismo de defesa, então geram obstáculos que surgem após desequilíbrios causados por traumas mecânicos (acidentes/lesões diretas), alterações posturais ou emocionais.
A busca pelo equilíbrio e normalização das disfunções, são os gatilhos que fazem com que o corpo ative e restaure a sua capacidade de autocura.
Quando o organismo é exposto a um processo de enfermidade seja em fase de desenvolvimento ou até mesmo já de certo ponto avançado, ele busca se autorregular, se auto curar, por meio de soluções internas, removendo o que está errado e assim foca em trazer o equilíbrio e a funcionalidade normal do corpo.
A procura pela origem da disfunção é o principal diferencial da Osteopatia. Quando se fala em doença é importante olhar o organismo como um todo, para que não seja feito apenas o trato do sintoma, mas sim do ponto inicial que causa tal desconforto. Essa visão abrangente faz com que lesões sejam detectadas com testes ortopédicos ou palpatórios.
Há muitos casos em que o local da dor não está a origem do problema, por isso o profissional realiza uma investigação minuciosa pelo corpo inteiro, buscando por exemplos desde a parte estrutural à visceral, aplicando técnicas que estimulem o organismo a desenvolver a normalidade dos seus movimentos. Osteopatia é eficaz no tratamento de muitas doenças como por exemplo:
- Dores no corpo seja no ombro, lombar, pescoço, pernas;
- Alívio de cólicas menstruais;
- Trato de enxaquecas e dores de cabeça;
- Diminuição de inchaços;
- Trato do aparelho digestivo;
Entre outras.
Matéria por
Cauana Prata Pimentel Haka
Fisioterapeuta Crefito: 245166-F | Rondonópolis
Carolina Dias Brilhante
Fisioterapeuta Crefito: 232219-F |