Com esse tratamento, é possível realizar manobras diretamente na causa do problema, além de organizar toda a coluna e corpo do paciente a fim de interromper a sobrecarga do local, resultando na diminuição ou fim dos sintomas, além de reestruturar todo o corpo do paciente.
É comum hoje em dia as pessoas terem Dor Lombar?
A dor nas costas (parte inferior), ou dor lombar (lombalgia) é uma das maiores queixas no Brasil, fazendo parte de 13% da procura por consultas médicas. É a terceira causa de aposentadoria no Brasil e a segunda a causar licença nos trabalhos hoje em dia.
Por que sinto dor na Lombar?
Dizer por que as suas costas (lombar) doem, é muito complexo por haver vários fatores. São muitos os músculos ligados a ela, incluindo o principal músculo da respiração, o Diafragma. Também temos entre as cinco vértebras lombares, o Disco Vertebral, que é constituído por 70% de água e responsável pela sustentação e amortecimento do peso corporal, e quando há um problema, temos as famosas Degenerações, Hérnias, Protusões, entre outros.
O Nervo Ciático tem relação com a Lombar?
Entre uma vértebra lombar e outra na região do Disco, temos a passagem de nervos, os condutores que levam a informação (voluntaria ou não) para os músculos, pele, vascularização, osso e também para as vísceras. Toda a inervação que sai da coluna lombar possui um ramo específico que se juntam, formando um grande emaranhado e vão para as pernas a qual entre eles está o famoso Nervo Ciático. Isso já nos diz que muitas vezes o problema não é somente no próprio local, e sim um problema a nível da coluna lombar (causa), indo para a perna (consequência). O melhor para sua coluna
O problema na coluna pode dar alteração em alguma Vícera?
Nem toda inervação é controlada de modo que queremos. Não mandamos nosso intestino funcionar, nem nosso coração bater mais rápido ou mais lento, entre outros exemplos. O motivo é chamado de Sistema Nervoso Autônomo, que por mais nervos que tenham não os controlamos, e sua inervação também saí pela Coluna Vertebral.
Já se tratando da Coluna Lombar, o intestino e toda parte ginecológica (Útero e Próstata) são inervadas por esta região, que ao sofrer alterações pode alterar seu funcionamento. Um problema (causa) vindo de uma víscera, também pode fazer um trajeto contrário e causar alterações em nível de coluna, entre ela as dores, pois como há nervos que vão até uma determinada estrutura, também acontece ao contrário, nervos que saem de um tecido indo para a coluna (Eferência e Aferência). Um exemplo disso são as mulheres que possuem dores Lombares no período da menstruação.
Como posso descobrir a origem da minha Dor Lombar?
Um osteopata poderá lhe ajudar achar a causa da dor, pois como foi dito anteriormente, a dor pode estar em um lugar, porém com origem em outro.
Como é feito o tratamento?
Primeiramente com uma avaliação pelo terapeuta, sendo realizada perguntas, inspeções com o corpo parado, palpação, relação com postura, entre outros. O tratamento não é invasivo, e sua abordagem é manual, ou seja, utilizando as mãos. Além disso, o consultório apresenta também um recurso para problemas de disco: maca flexo-distração a qual auxilia em patologias como Hernias de Disco, Protusões Discais, Artrose de Coluna, entre outros.
Matéria por
Renato C. Favero Filho
Osteopatia Crefito 154656-F | Cascavel