VOCÊ SOFRE COM SUOR EXCESSIVO?
Saiba que existe tratamento definitivo e você não vai mais precisar se constranger a um aperto de mãos ou com as indesejadas manchas de suor em suas axilas.
A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração aumentada além do exigido para a regulação da temperatura corporal. Geralmente acomete as mãos e axilas, porém outras partes do corpo também podem vir a sofrer com o excesso de suor. Um dos sintomas mais estressantes da hiperidrose é quando ela acomete a face.
Quando o indivíduo aumenta seus níveis de ansiedade tem sudorese fácil além de vermelhidão que podem estar acompanhadas de prurido no couro cabeludo (coceira) que indiretamente pode predispor a seborreia. Outro fator que vemos no cotidiano é o constrangimento diante do toque em outras pessoas. Por exemplo, o simples fato de querer cumprimentar alguém se torna um desconforto. A hiperidrose pode ter consequências fisiológicas tais como: mãos frias e úmidas, desidratação e maceração de pele que podem evoluir para infecções cutâneas secundárias. A doença pode também ter efeitos emocionais devastadores sobre a vida do indivíduo. As pessoas afetadas estão constantemente conscientes da sua condição e tentam modificar seu estilo de vida para se acomodar a esse problema. Isso pode ser incapacitante na vida profissional, acadêmica e social do indivíduo, causando constrangimentos. Muitas tarefas rotineiras tornam-se impossíveis, o que pode esgotar psicologicamente as pessoas portadoras do distúrbio. A transpiração excessiva das mãos interfere com muitas atividades de rotina, como pegar objetos de forma segura.
Algumas pessoas que sofrem de hiperidrose evitam situações em que elas entrarão em contato físico com outras pessoas como: cumprimentar uma pessoa com um aperto de mão, disfarçar embaraçosas manchas de suor nas axilas, e outras situações que limitam os movimentos da pessoa. Em casos graves, as camisas devem ser trocadas várias vezes durante o dia. Além disso, a ansiedade causada pela autoconsciência da transpiração pode agravar o quadro
A transpiração excessiva dos pés dificulta os pacientes andar descalços ou de calçado aberto, visto que os pés deslizam em torno do sapato por causa do suor. Além disso, algumas carreiras apresentam desafios para quem sofre de hiperidrose. Por exemplo, as carreiras que exigem o uso hábil de uma faca não podem ser realizadas com segurança por pessoas com sudorese excessiva nas mãos. Funcionários, tais como pessoal de vendas, que interagem com muitas pessoas novas podem ser negativamente afetados pela rejeição social. E ainda, o risco de desidratação pode limitar a capacidade de alguns doentes em trabalhar em locais muito quentes (especialmente se forem também úmidos). Até mesmo tocar instrumentos musicais pode ser desconfortável ou difícil, devido ao excesso de suor nas mãos. Nesses casos, o tratamento padrão ouro é a Simpatectomica realizada por vídeotoracoscopia, ou seja, duas pequenas incisões não maiores que 1 cm. Informe-se.
Abraço a todos!
Matéria por
Hygnas Goulart Jorge
Cirurgia Geral CRM/MT 10197 | RQE 4673 | RQE 4674 | Rondonópolis