Home Care é o atendimento domiciliar prestado por profissionais da saúde a pacientes que necessitam de acompanhamento e auxílio durante um tratamento ou um processo de recuperação neurofisiológica, sejam ele temporário ou contínuo. A rotina de cuidados pode ser paliativa ou intensiva, a depender do quadro clinico o qual pessoa se encontra. Neste caso, a presença de uma equipe especializada é fundamental para o sucesso do tratamento.
Desta forma o Home Care tem se tornado, tão importante, e vem conquistando espaço no mercado de trabalho por promover um serviço personalizado, humanizado e de qualidade voltado para atender, com exclusividade, as necessidades de cada indivíduo.
O objetivo principal está pautado na busca para a recuperação ou atenuação dos sintomas do paciente o mais breve possível, utilizando para isso não só as técnicas especializadas dos profissionais envolvidos, mas também, o conforto do lar e o carinho dos familiares.
E o diferencial do atendimento Home Care, é a família em conjunto com a equipe de profissionais na participação ativa em cada etapa da reabilitação, prestando suporte emocional e gerando um maior acolhimento que são essenciais na promoção da qualidade de vida e possível reintegração social ao indivíduo em tratamento.
Além disso, mais do que uma prestação de serviço, o Home Care é uma filosofia do cuidado, na qual o objetivo maior é trazer bem-estar ao paciente, estando ele em recuperação ou em cuidados paliativos.
Público alvo:
Idosos;
Intubações orotraqueais prolongadas;
Sequelas Pós COVID -19;
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
Acidente Vascular Encefálico (AVC);
Traumatismo Cranioencefálico (TCE);
Politraumas
Demências (Doenças de Parkinson, Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência Frontal...);
Doenças do Neurônio motor (Esclerose Lateral Amiotrófica, Atrofia Muscular Progressiva, Esclerose Lateral Primária, Paralisia Bulbar Progressiva...);
Câncer;
Pacientes em Cuidados Paliativos.
Benefícios fisioterapia e fonoterapia home care:
Tratamento individual, especializado e humanizado;
Comodidade, praticidade e bem-estar;
Economia de tempo e recursos financeiros;
Adaptação do ambiente domiciliar as novas necessidades do paciente;
Gerenciamento de riscos de quedas e broncoaspiraçao;
Diálogo aberto e direto com os profissionais envolvidos e familiares;
Treinamento da Equipe de cuidadores conforme a nessecidade de cada paciente.
Matéria por
Marina Medeiros Teixeira
Fonoaudiologia CRFa 3 -10431 | Florianópolis