Ginecologia e dermatologia unem os conhecimentos e surge a Ginecologia regenerativa, funcional e estética ou cosmetoginecologia, ramo da ginecologia que é responsável por melhorar a anatomia e funcionalidade da sua área genital. É a aplicação de um conjunto de procedimentos para reconstrução ginecológica através da cirurgia estética com laser e outros procedimentos dermatológicos estéticos que podem ser realizados no consultório com anestesia local. São procedimentos que visam melhorar toda a área genital; lábios maiores, lábios menores, capuz do clitóris, área perineal, paredes vaginais e bexiga para alcançar um equilíbrio estético e funcional que permita à mulher atingir sua plenitude íntima.
Quando é necessário um procedimento Ginecoestético?
• Se você possui lábios menores hipertróficos (grandes), que podem incomodá-la com roupas e causar desconforto na relação sexual, realizar um esporte como uma bicicleta ou simplesmente para ser visualmente agradável;
• Se você tem lábios maiores que tendem a perder turgor ao longo dos anos, tornando-se flácidos, ou como resultado de uma perda de peso;
• Se você acha que sua vagina é larga ou flácida, seja por parto ou por idade.
• Se você deseja aumentar sua sensibilidade durante as relações sexuais;
• Se você precisa de uma correção da descida das paredes vaginais conhecida como prolapso genital;
• Se você tem secura vaginal, dor na relação sexual e infecção de repetição;
• Para clareamento da sua área genital.
PROCEDIMENTOS GINECOESTÉTICOS mais procurados:
Labioplastia de redução
Os lábios menores da vulva, em sua anatomia normal, geralmente devem ser encontrados dentro dos lábios maiores e não exceder uma média de 3 cm. Se você tem lábios muito grandes, que sobressaem aos lábios maiores, isso pode causar certos desconfortos. A redução da lábios é um procedimento que consiste em adaptar o tamanho dos lábios à sua vulva, a fim de alcançar a harmonia de acordo com sua anatomia genital. Este procedimento com tecnologia a laser torna o corte mais estético, preciso e você tem uma recuperação mais rápida.
Aumento de lábios maiores
O aumento de lábios maiores é um procedimento que pode ser feito com a sua própria gordura para revitalizar os lábios maiores ou com ácido hialurônico, dando- -lhes uma aparência mais jovem. Se você acha que seus lábios são flácidos como resultado da passagem dos anos, se você perdeu muito peso ou foi submetido à cirurgia bariátrica, ou se você simplesmente tem pouco tecido gorduroso em seus lábios, você pode ser uma candidata para o aumento de lábios maiores vulvares.
Lifting de lábios maiores
O levantamento dos lábios maiores é um procedimento que permite que você diminua a quantidade de pele da área para revitalizar os lábios maiores da vulva, dando- lhes uma aparência melhor e mais estética. Se você sente que seus lábios são flácidos, você pode fazer o Lfting associado ao preenchimento com ácido hialurônico.
Plastia do clitóris
O capuz do clitóris (ou prepúcio do clitoris) é a camada de pele que cobre e protege o clitóris. Em aproximadamente 50% das mulheres, o capuz do clitóris pode ser redundante, reduzindo a estimulação sexual e, em alguns casos, diminuindo a capacidade de atingir o orgasmo. Além disso, algumas mulheres podem ter dobras laterais que não permitem uma boa limpeza da área. O procedimento para melhorar esta condição é reduzir o excesso de pele para expor o clitóris, aumentando assim a sensação durante as relações sexuais. Você também pode melhorar a aparência do capuz em conjunto com uma redução de lábios menores, deixando um aspecto mais harmonioso da sua área genital.
Vaginoplastia com laser
Se você tem relações sexuais e não sente fricção e também há a presença de ruídos vaginais que não permitem que você tenha prazer, esse procedimento pode melhorar seus sintomas. É um procedimento realizado na sala de cirurgia onde os músculos perineais são reforçados. Semelhante à colpoperineoplastia tradicional só que com o laser cirúrgico sob raquianestesia. O retorno das atividades normais se dá em torno de 7 dias e o início de suas relações sexuais em torno de 30 dias.
Tensionamento vaginal com laser
Como resultado do parto normal ou devido à diminuição dos hormônios após uma certa idade, você pode começar a sentir alterações na vagina, sentir flacidez e pouca fricção em suas relações sexuais. O tensionamento vaginal envolve o uso do laser dentro da vagina para causar retração da mucosa para diminuir o diâmetro da mesma. A estimulação de colágeno e elastina também é alcançada, favorecendo o trofismo da mucosa vaginal, melhorando a secura e espessando a mucosa vaginal, ideal para mulheres que sofrem de dor, de ardência e prurido devido a uma diminuição nos níveis hormonais. É um procedimento ambulatorial que dura alguns minutos e seu efeito é de aproximadamente 12 meses, exigindo 2 a 3 sessões conforme o caso.
Clareamento genital
Se sua área genital escureceu, você pode fazer o clareamento íntimo através do tratamento com laser de CO2 fracionado, Skinbooster com ácido hialurônico ou peelings químicos. Ideal dar preferência à depilação definitiva a laser e descartar hiperinsulinismo e alterações hormonais.
Matéria por
Tatiana Barbosa
Ginecologia e Obstetrícia CRM/SC 8214 | RQE 12989 | Florianópolis