Avaliação Dinâmica e Objetiva da Deglutição

FONOAUDIOLOGIA

Avaliação Dinâmica e Objetiva da Deglutição

A Videofluoroscopia da Deglutição ou videodeglutograma é o exame mais avançado no diagnóstico das disfagias, através da análise de imagens em tempo real de todo o trajeto do alimento desde a sua entrada na boca até o estômago. É um exame não-invasivo, indolor e rápido na sua execução. As imagens são capturadas e registradas em formato digital fornecendo um diagnóstico preciso para determinar se o indivíduo está apto para se alimentar de modo seguro por via oral, assim como, auxiliam na escolha de estratégias para reabilitação funcional da deglutição. O exame videofluoroscópico da deglutição é indicado como recurso diagnóstico para qualquer pessoa que apresente dificuldade de deglutição (disfagia) com ou sem doenças prévias e para auxiliar nas condutas terapêuticas médica e fonoaudiológica. Disfagia é qualquer dificuldade no processo da deglutição, podendo ocorrer em todas as faixas etárias - de bebês a idosos. Disfagia não é uma doença, mas um sintoma de que o indivíduo está apresentando ao se alimentar por via oral.

A disfagia pode comprometer o estado nutricional ou levar a outras complicações, como desidratação e pneumonia. A pior consequência é a aspiração de alimento, saliva ou conteúdo gástrico (por refluxo), que pode comprometer as vias aéreas e os pulmões. Alguns sinais podem indicar que uma pessoa está com disfagia, como: dificuldade para mastigar, iniciar a deglutição, tosse e engasgos frequentes durante a alimentação, saída de alimento pelo nariz, alteração vocal, febre, mudança na consistência dos alimentos, aumento do tempo das refeições, cansaço ou falta de ar ao alimentar- se. Várias são as causas que podem levar a uma DISFAGIA, dentre elas: acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano, doenças neurológicas degenerativas (demências, Parkinson, Alzheimer), encefalopatia crônica infantil (paralisia cerebral), tratamentos oncológicos (cirúrgico, radio e/ou quimioterápico), longo período de intubação, alguns medicamentos, prematuridade e o processo natural de envelhecimento do mecanismo da deglutição - conhecido como presbifagia.

A Clinica CORIS Fonoaudiologia, possui um serviço multiprofissional para atendimento aos pacientes com alteração no mecanismo da deglutição. Oferece uma infraestrutura diferenciada e moderna, necessária para a realização segura do exame, com uma equipe de Fonoaudiólogas, que realizam a avaliação funcional da deglutição e uma equipe de enfermeiras e técnicos em radiologia que atuam na assistência indireta.

Ver perfil

Matéria Por

ELISA GOMES VIEIRA

Fonoaudiologia

CRFA 4850-3R/SC | Florianópolis

Ver perfil

Matéria Por

MARIA DE FÁTIMA G. G. TOMAZELLI

Fonoaudiologia

CRFA 11913 SP/T-SC | Florianópolis

Deixar Comentário