Manometria anorretal é o exame que mede as pressões dos músculos do esfíncter anal, a sensibilidade retal e os reflexos neurais que são necessários para executar os movimentos normais da evacuação. Não é necessária anestesia ou sedação, uma vez é um exame pouco invasivo, indolor e prescindir da participação consciente do paciente. Normalmente não se faz nenhum preparo, e a alimentação deve ser a habitual. Pode-se tomar qualquer medicação regular até 2 horas antes do estudo, o qual possui duração de aproximadamente 15 a 20 minutos.
O médico irá explicar o procedimento, obter uma história breve de saúde e responder a quaisquer perguntas que possa haver. O paciente, em seguida, deita-se sobre seu lado esquerdo e uma pequena sonda flexível, do calibre de um termômetro, com um balão na extremidade, é inserida no reto e conectada a um aparelho que afere as pressões. Durante o procedimento, o pequeno balão anexado ao cateter pode ser inflado no reto para avaliar as vias de reflexos normais. É solicitado ao paciente para efetuar movimentos comuns como: esforço para evacuar, para prender, ou mesmo relaxar em vários momentos do exame e então as pressões do aparelho esfincteriano são medidas durante cada uma dessas manobras.
Este exame é de extrema importância para pacientes com incontinência fecal, dor anal, fissura anal, fístula anal/perianal, constipação, suspeitas de megacólon idiopático ou chagásico e de grande importância para elucidação diagnóstica e planejamento cirúrgico, garantindo um procedimento com maior segurança e exatidão, pois previne a incontinência anal e auxilia na escolha da técnica cirúrgica.
É um procedimento seguro, de baixo risco e geralmente indolor. As complicações são raras: é possível ocorrer pequenos sangramentos caso o paciente tenha uma lesão prévia.
Além da manometria anorretal convencional, recentemente foi desenvolvido o exame com alta resolução, com inúmeras vantagens em relação ao método convencional: o cateter fica fixo no canal anal, tornando o exame mais simples e mais rápido, com maior conforto ao paciente, praticidade para o examinador, além de permitir a execução da manometria convencional de 8 canais.
Matéria por
Marlus Tavares Gerber
Coloproctologia CRM/SC 15893 | RQE 13723 | Florianópolis