A Liberação Tecidual Funcional, ou LTF®, é uma das principais abordagens na reabilitação se tratando de tecidos cicatriciais e pós-operatórios, exigindo como critério para sua utilização ser fisioterapeuta credenciado. Em Florianópolis somente Dra. Malú Magno está certificada, oferecendo este atendimento especializado na Clínica FunchalFisio, sendo que no estado de SC há apenas duas profissionais.
Por estar embasado nos princípios da terapia manual ortopédica o conceito vem se ampliando nas mais diversas áreas da fisioterapia, tais como cirurgias reconstrutivas, vasculares, ortognáticas, pós- cesarianas, as quais envolvem danos em diversas estruturas (nervos, articulações, músculos) e causam restrições de movimento que necessitam de atenção e recuperação funcional.
Desenvolvida pela Dra. Mariane Altomare exclusivamente para fisioterapeutas, a LTF® é descrita como “uma estratégia de tratamento manual com objetivo de equilibrar o ambiente mecanobiológico tecidual e restaurar o deslizamento entre as interfaces teciduais devolvendo sua funcionalidade”, ou seja, uma abordagem de tratamento manual com o objetivo de prevenir alterações e tratar tecidos lesados devolvendo funcionalidade e o aspecto estético.
Quando o corpo passa por um trauma, intencional (ex. cirurgia) ou um acidente (ex. queimaduras), o organismo inicia uma cascata de eventos para reparar a área lesada produzindo um novo tecido, chamado cicatricial que irá substituir o anterior; sendo que, quanto maior for o trauma, maior será o processo para repará-lo. O tecido cicatricial tem uma estrutura diferente do tecido normal, formado em sua maioria por colágeno. A abordagem sobre ele não deve ser para estimular a cicatrização, e sim equilibrar sua deposição e propiciar um ambiente adequado para que a cicatrização ocorra.
Sendo assim tratamentos estéticos nesse período são desnecessários e prejudiciais, já que em sua maioria promovem a formação de colágeno a qual pode desequilibrar o processo de reparo por excesso de estímulo causando fibroses. O avanço dos estudos mostra que não se deve basear a conduta em uma técnica única e tratamentos intermináveis.
A LTF® está inserida em um modelo de reabilitação composto por consulta Pré-operatória, Intraoperatório (centro cirúrgico) e Pós-operatório, constando em todas as fases um olhar individualizado ao paciente através de avaliação criteriosa para utilização das condutas, sendo nos dias atuais um tratamento eficaz, completo, seguro e de rápida resolução.
Matéria por
Malú Magno de Barros
Fisioterapeuta CREFITO 152252-F | Florianópolis