Podologia Especializada

PODOLOGIA

Podologia Especializada

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. A podóloga e empresária Nyvia Marques hoje é a profissional da área da podologia mais especializada e reconhecida do estado do Mato Grosso, com mais de 30 cursos de especializações técnicas na área, acadêmica de biomedicina, e com formação em Quirodatilogia (tratamento dos membros superiores, mãos, braços e ombros), sendo a única profissional desta área do estado do Mato Grosso.

Ela vem crescendo e sendo reconhecida a cada dia pelo seu trabalho como podóloga e instrutora de cursos em Cuiabá e região. Atualmente, abriu o seu próprio instituto de qualificação profissional, onde vem qualificando profissionais com competência e excelência. Por ter especializações técnicas, ela tem a competência para tratar casos específicos, em todas as áreas podológicas como: podologia geriátrica (pé do idoso), podologia desportiva (pé do atleta), podopediatria (pé infantil), pé de risco (pé diabético), podologia laboral (pé do profissional que trabalha fazendo o uso de botas, saltos e coturnos), entre outros.

Nossos pés, apesar de serem muito delicados com seus 26 ossos, 33 articulações e 112 ligamentos, são nossa base de sustentação, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão e desgaste. Quando nossos pés e unhas estão malcuidados podem trazer desconforto e afetar inclusive nosso humor. O podólogo trata os pés, mas outros sinais e incômodos podem aparecer em outras partes do corpo do paciente. A perícia e o cuidado ao fazer as intervenções também são muito importantes, pois é preciso ter delicadeza e muita atenção ao manusear o bisturi e outros instrumentos.

Um bom podólogo precisa ter um olhar que vai além dos pés das pessoas. Muitas vezes, os pés dão um sinal de um problema de saúde muito mais complexo, ele deve ter essa visão mais holística ao examinar uma pessoa, ele também deve exercitar a escuta, por meio do levantamento de informações de saúde e hábitos de vida do paciente. Nossos pés, apesar de serem muito delicados com seus 26 ossos, 33 articulações e 112 ligamentos, são nossa base de sustentação, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão e desgaste.

Matéria Por

NYVIA MARQUES

Podologia

Deixar Comentário