O que são os Bioestimuladores?

CIRURGIA PLÁSTICA

O que são os Bioestimuladores?

Com o passar do tempo a pele vai ganhando flacidez. Isso acontece na face e também no corpo devido à perda de colágeno, que ocorre gradualmente e pode ser agravada pela perda de peso. Com esse problema nas mãos, pesquisadores nas áreas da cirurgia plástica e dermatologia desenvolveram tecnologias que resultaram no surgimento de produtos que estimulam a produção de colágeno e são chamados de Bioestimuladores.

As substâncias mais conhecidas são o Ácido Poliláctico (Sculptra®), a Policaprolactona (Ellansé ®) e a Hidroxapatita de Cálcio (Radiesse®). Esses produtos são injetados sob a pele e absorvidos pelo nosso corpo. Durante esse processo de absorção, ocorre a estimulação da produção de colágeno, restabelecendo a estrutura da pele e reduzindo a flacidez. Dependendo do produto que se utiliza, além da melhora do “viço” e consistência da pele, podemos ter um efeito volumizador, melhorando o contorno da região tratada.

Classicamente, esses produtos são utilizados em tratamentos faciais, melhorando o contorno das “maçãs do rosto” e da mandíbula, reduzindo rugas e sulcos, além da flacidez do pescoço. Alguns produtos podem ainda ser empregados no tratamento de flacidez corporal do abdome, coxas e bumbum. O procedimento normalmente é feito no consultório e o paciente pode retornar às suas atividades diárias sem problemas. O tempo de duração do resultado varia de acordo com o produto e são necessárias aplicações de manutenção periodicamente, pois o produto é absorvível e, portanto, tem efeito temporário.

Pode-se associar o bioestimulador a outros tipos de tratamento para se obter melhores resultados. Cada produto tem suas particularidades no preparo, no uso e na técnica de aplicação. Portanto, para sua segurança, devem ser utilizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas bem treinados.

Ver perfil

Matéria Por

Fabrício Lucena De Almeida

Cirurgia Plástica

CRM/MT: 7304 | RQE: 2939 | Cuiabá

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional