A malformação de Chiari é uma anormalidade na parte inferior do cérebro chamada cerebelo. Na anatomia normal, as amígdalas cerebelares estão localizadas no crânio acima do forame magno. Normalmente, apenas passa a medula espinhal através do forame, no entanto, no Chiari as amígdalas se estendem para abaixo do forame. O grau em que as amígdalas se estendem pode variar e nem sempre correlacionam com os sintomas.
Tipos de malformação de Chiari:
Chiari I
Este é o tipo mais comum de malformação. Ele também pode ser chamado de hérnia tonsilar ou ectopia tonsilar. A maioria das malformações de Chiari são assintomáticos. A maioria dos casos são congênitas, no entanto Chiari I pode ser adquirido.
Chiari II
Este tipo de malformação de Chiari é associado com mielomeningocele (espinha bífida). No Chiari II as amígdalas, bem como o cerebelo pode estender-se através do forame. Este tipo de Chiari é congênito.
Siringomielia ou hidromielia (siringe)
Alguns indivíduos com Chiari vão apresentar aumento do líquido no canal ependimário chamado siringomielia ou hidromielia espinhal.
Quais são os sintomas comuns da malformação de Chiari?
O sintoma mais comum de Chiari é dor de cabeça, geralmente na parte de trás da cabeça ou pescoço. A dor é muitas vezes pior com tosse, espirro ou esforço. Em lactentes e crianças, dores de cabeça podem se manifestar como irritabilidade ou choro, e a dor pode estar associada com arqueamento do pescoço em uma postura de hiperextensão. Os sintomas da siringomielia podem incluir fraqueza e dormência nas mãos e nos braços, outras alterações sensoriais ou dor nas costas. Alguns pacientes apresentam sintomas leves que não são progressivos. O tratamento conservador, como analgesia para a dor de cabeça ou tratamento de fisioterapia pode ser recomendado. O sintoma de compressão do nervo craniano pode ser visto em alguns pacientes. Isso é mais comum em pacientes com Chiari II. Estes, incluem engasgos, apneia, dificuldades de deglutição, fraqueza nos braços ou mãos.
Qual é o tratamento para a malformação de Chiari?
Frequentemente, os pacientes são encontrados por ter uma malformação de Chiari e não têm sintomas. Nenhum tratamento é necessário para esses pacientes. Alguns pacientes apresentam sintomas leves que não são progressivos. O tratamento conservador, como analgesia para a dor de cabeça ou tratamento de fisioterapia pode ser recomendado. Para os pacientes com sintomas graves, ou aqueles com siringomielia, uma operação pode ser recomendada. A cirurgia envolve a realização de uma pequena incisão na parte de trás da cabeça e pescoço. É possível fazer a incisão acima da linha do cabelo para evitar raspar o cabelo. O osso é removido a partir da base do crânio e parte superior do pescoço para criar espaço extra. Isso é chamado de craniectomia suboccipital e laminectomia cervical superior. A cobertura sobre o cérebro, chamada de dura, pode ser aberta e utilizada como um enxerto. Os resultados são excelentes na maior parte dos casos. Normalmente, haverá melhoria na seringomielia com o tratamento de Chiari. Os pacientes costumam permanecer internados por 3 a 5 dias no hospital após a cirurgia.
Matéria por
Dr. Carlos Fernando dos Santos Moreira
Neurocirurgia CRM/SC 15507 | RQE 12403 | Criciúma