Nem margarina, nem creme vegetal
Uma pergunta bem frequente em meu consultório no dia a dia, é em relação às margarinas. Se a opção mais saudável é consumir o creme vegetal estilo a Becel em relação à margarina. Será que o creme vegetal é bem mais saudável do que a margarina? Vamos ver se ela é realmente “amiga” ou inimiga do coração:
• A diferença entre a margarina e o creme vegetal é que o creme vegetal possui água + óleos vegetais ou gorduras vegetais como ingredientes. A margarina, além desses ingredientes, possui leite junto.
• Em ambos pode ocorrer modificação desses óleos ou gorduras, no todo ou em parte, por interesterificação e/ou hidrogenação - gordura trans - altamente relacionada com problemas cardíacos, obesidade e inflamação.
• Contém aroma idêntico ao da manteiga (pra dar o mesmo sabor da manteiga já que tanto a margarina quanto o creme vegetal são gorduras industriais sem gosto algum).
• Contém Antioxidante TBHQ - Tertiary Butylhydroquinone: produto barato, usado pra aumentar a durabilidade do produto e retardar a rancidez, e pior, é um derivado do petróleo. Nos EUA, as indústrias pressionaram os órgãos responsáveis para aprovar o uso desse antioxidante, o qual foi aprovado mas não pode exceder 0,02% do óleo contido no alimento. Altas doses podem provocar náuseas, delírios, infertilidade e dores de cabeça.
• Contém Antioxidante BHT - Butylated Hydroxytoluene: Tbm é usado para retardar a rancidez em óleos e produtos contendo óleos e gorduras. Estudos mostram que seu consumo está relacionado a câncer.
Meu conselho: Substitua a margarina ou creme vegetal por manteiga artesanal comprada em feiras ou manteiga Ghee, que é a manteiga clarifica, onde a manteiga passa por um processo de fervura onde é retirada toda lactose sendo indicada para intolerantes ao leite. Uma opção que também gosto muito e meus pacientes adoram é a manteiga feita em casa com azeite de oliva extra virgem.
É só colocar o azeite de oliva em forma de gelo, acrescentar temperinhos verdes e levar ao refrigerador por 4 horas. O azeite de oliva irá endurecer e irá ficar semelhante a manteiga. Guardar na geladeira.
E lembre-se: Você não pode melhorar a sua saúde, enquanto não melhorar a sua alimentação.
Matérias Publicadas
Matéria por
Danielle Z. da Rocha
Nutricionista CRN/SC: 1600 | Criciúma