MEDO DE DENTISTA? ISSO É COISA DO PASSADO!

ESPECIAL CAPA

MEDO DE DENTISTA? ISSO É COISA DO PASSADO!

Ir ao dentista, boca aberta o máximo possível, horas sentado em uma cadeira e ouvir aquele motorzinho que arrepia até o último fio de cabelo. Esse cenário é apavorante aos muitos pacientes ansiosos e temerosos ao dentista. Entretanto, o medo e o pavor do ambiente odontológico estão com os dias contados, já que atualmente existem algumas formas para controlar essa fobia, que pode ir desde uma simples restauração de dente, até mesmo o tratamento com implantes dentários. O doutor Elias Manoel Ribeiro Neto, cirurgião-dentista e diretor clínico da Oral Sin Implantes em Tubarão, informa que uma das maneiras de combater esse medo é através de um procedimento chamado Sedação Consciente Endovenosa.

"É uma técnica que diminui o nível de consciência do paciente, sem afetar sua habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais", disse o doutor. O procedimento é indicado a qualquer pessoa mais apreensiva e, também, que esteja realizando um tratamento prolongado ou tenha outras limitações. A sedação consciente endovenosa é controlada por um anestesiologista, responsável pela monitorização cardiorespiratória ao longo de todo procedimento. "O médico anestesista fica na própria clínica ao lado do cirurgião-dentista. Ele administra um medicamento na veia e posteriormente o paciente vai relaxando e acaba dormindo.

Após a cirurgia, ele fica em recuperação até a alta, que acontece no mesmo dia", explicou o diretor da Oral Sin. Segundo o doutor, embora a sedação consciente endovenosa necessite de presença de um anestesiologista, não se trata de uma anestesia geral. "São coisas completamente distintas. A anestesia geral necessita de medicamentos mais potentes, além do paciente ficar inconsciente precisando de aprelhos para respirar", destacou o doutor, que também ponderou sobre a facilidade do cirurgião-dentista em desempenhar seu papel. O dentista trabalha com mais rapidez e tranquilidade, sem contar que por exemplo no caso do tratamento com implantes dentários, o pós-operatório é bem menos traumático e doloroso, informou o doutor.

A sedação consciente é utilizada há mais de 100 anos em muitos países, mais frequente na América e na Europa. O procedimento é bastante seguro, desde que realizado em uma clínica de credibilidade. Mesmo sendo alfo simples, é importante que a sedação seja realizada em uma clínica com bons antecedentes e profissionais capacitados. A Oral Sin, por exemplo disponibiliza o que existe de mais moderno e tecnológico, proporcionando total segurança aos seus pacientes. Quando o paciente vem até a Oral Sin e nos relata esse medo mais intenso do dentista, nós procuramos apresentar toda estrutura de trabalho. O fato dele ver o centro cirúgico, o raio x panorâmico, a organização, limpeza e a centenas de pacientes que já passaram por essa mesma sensação, ele vai ganhando confiança e vendo que o sonho de voltar a sorrir está ainda mais próximo.

Matéria Por

Elias Manoel Ribeiro Neto

Odontologia

CRO 11842 | Tubarão

Deixar Comentário