Medicamento manipulado, feito exclusivamente para você

ESPECIAL CAPA

Medicamento manipulado, feito exclusivamente para você

A população brasileira em geral está acostumada com os medicamentos industrializados, que são fabricados em larga escala e com dosagens padronizadas. Contudo, a procura por medicamentos produzidos de forma mais personalizada aumentou. Os manipulados, também chamados de magistrais, diferem quanto ao método de produção, e atendem necessidades específicas dos clientes. A fabricação é realizada analisando a individualidade de cada pessoa. Ou seja: para crianças pode–se manipular uma fórmula com sabor, que facilitará a ingestão. Para idosos em sachê (pó) ou em gotas, visto que os comprimidos costumam ser mais difíceis de serem ingeridos e a absorção é diferente do corpo de um adulto.

A manipulação pode beneficiar esses pacientes, preparando os medicamentos nas formas farmacêuticas mais adequadas para cada caso. Além disso, para alguns grupos com necessidades especiais, os manipulados são indispensáveis, como pessoas com intolerância ou alergia a determinadas substâncias e as que precisam de doses menores que as disponíveis em drogarias. Os recursos que a farmácia de manipulação oferece fazem a diferença em certos tratamentos. O prescritor pode associar duas ou mais substâncias em um só medicamento, diminuindo o número de remédios que o paciente precisa manejar, oferece uma gama maior de opções no que diz respeito à dose, à quantidade, à forma de apresentação (gotas, cápsulas, comprimidos, cremes etc.), à combinação de diferentes substâncias e à possibilidade de excluir da formulação itens que causem reações adversas ao paciente.

Há receitas para todas as especialidades médicas, desde cosméticos a formulações de suplemento, que devem ser produzidas em estabelecimento capacitado e autorizado a preparar os produtos personalizados. E ainda, deve-se uma atenção especial ao que realmente está sendo oferecido na fórmula. As farmácias devem possuir fornecedores com procedência, os quais só vendem produtos com laudos. A ética é indispensável em qualquer área profissional bem como nos magistrais. Oferecer ao cliente o melhor produto, da melhor forma e com segurança, para que assim ele alcance qualidade de vida e obtenha sucesso no tratamento, deve ser a motivação para a farmácia.

Ver perfil

Matéria Por

Richardi Anderson Paseto Souza

Farmacêuticos (as)

CRF 3635 | Criciúma

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional