Goji Berry e suas propriedades funcionais
Chá-verde, óleo de coco, chia... De tempos em tempos algum alimento rouba a cena e ganha a alcunha de emagrecedor milagroso. Por isso hoje, o posto é sobre o goji berry, uma fruta bastante apreciada na China e que desembarcou recentemente por aqui.
Nascida nas montanhas do Tibete, a goji berry lembra a pimenta-de- -cheiro, por seu vermelho vivo. Mas seu sabor não é nada picante. Apesar de seu diminuto tamanho, ele contém pelo menos 20 aminoácidos, além vitaminas e antioxidantes numa quantidade muito acima de outras berries, como a amora.
Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.
A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa. 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contêm 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
Devido às suas propriedades antioxidantes, essa fruta é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, pois é riquíssima inclusive no antioxidante zeaxantina, que estudos mostram agir contra a perda de visão em idade avançada, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento e mantendo um consumo regular o resultado será um aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.
O Goji também tem sido usado na china para o tratamento de Diabetes Mellitus por muitos anos. Seus polissacarídeos têm demonstrado ajudar a equilibrar o açúcar do sangue e a resposta de insulina e suas propriedades também previnem doenças no fígado e os danos vasculares freqüentemente vistos em diabéticos.
Já o ácido graxo chamado linoléico ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. A poderosa fruta vermelha ainda possui grande quantidade de fitonutrientes chamados betaína e germânio, minerais altamente anti-cancerígenos.
Como ConsumirO goji berry pode ser encontrado fresco, seco e em forma de cápsulas. E para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é 30g a 40g de uma colher de sopa ao dia, em saladas, frutas ou iogurte, por exemplo. E como é fonte de energia, o ideal é que o goji berry seja ingerido preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas. Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.
Opção de duas receitas para você introduzir o goji Berry no seu dia a dia.
- SUCO REJUVENECEDOR
Esse suco promove saúde e vigor para o dia a dia, além de preservar a pele e melhorar o metabolismo.
Ingredientes:
• ½ xícara (chá) de goji erry hidratada
• ½ colher (sopa) de raspas de laranja
• ½ colher (sopa) de gengibre ralado
• 1 colher (sopa) de mel
• 1 xícara (chá) de água de coco
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um purê. Misture a água de coco e o gelo.
- MOUSE DE IOGURTE COM O GOJI BERRY
Ingredientes:
• ½ xícara (chá) de goji desidratada
• 1 pote de iogurte desnatado
• 1 caixinha de creme de leite (200 g)
• 2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor
• 1 xícara (chá) de leite desnatado
• 5 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
Modo de preparo: Deixe o goji na água por 30 minutos. Dissolva 1 pacote da gelatina em 300 ml de água, baixe o fogo e misture o goji e 3 colheres (sopa) de adoçante. Reserve. Bata os outros ingredientes com 2 colheres (sopa) de adoçante até conseguir uma mistura homogênea. Distribua a gelatinas em taças e despeje a mistura cremosa. Deixe na geladeira por 5 horas. Sirva gelado.
Rendimento: 9 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Calorias: 130 por porção
Matéria por
Kelen Nadaleti
Nutricionista CRM 4309 | Costa Oeste