Quando pensamos em um sorriso bonito e harmônico, imaginamos uma junção de fatores e princípios estéticos que fazem com que o sorriso seja mais belo aos nossos olhos. Esses princípios, por sua vez, são encontrados em sorrisos naturais e replicados, quando necessário, pelos dentistas através de tratamentos e reabilitações estéticas.
Dentre os vários princípios estéticos, o contorno gengival é um dos princípios fundamentais para que haja uma boa harmonia do sorriso.
Nossos dentes anteriores são, por natureza, retangulares, possuindo medidas e proporções harmônicas, que garantem um resultado estético. Caso o paciente possua dentes quadrados, ainda sem desgastes, ou um excesso gengival, possivelmente, esse paciente tem indicação de realizar a plástica gengival. A erupção passiva alterada é uma situação clínica produzida pelo excesso gengival cobrindo os limites do esmalte, resultando em aparência de dentes curtos.
Esse procedimento cirúrgico, na grande maioria das vezes, é pouco invasivo. Pode ser realizado através de bisturi elétrico (cauterização) com anestesia local. O uso de sedação também pode ser a opção, em alguns casos, podendo ser realizado em um único dente ou em até em todos os dentes.
A recuperação cirúrgica depende de alguns fatores e de cuidados realizados pelo paciente que, de modo geral, não se queixam de dor ou desconforto.
Na maioria dos casos estéticos onde reabilitamos o paciente com lentes em resina ou porcelana, necessitamos realizar a plástica gengival previamente. Caso a plástica não seja feita antes das lentes/facetas, isso poderá afetar completamente a proporção dental e a estética final do sorriso.
As lentes em resina composta estão em auge na odontologia, esse tratamento tem como principal finalidade restaurar o sorriso com micro ou, até mesmo, com zero desgaste dos dentes, por um preço muito mais acessível do que as lentes em porcelana. Suas principais indicações são para pacientes que estejam insatisfeitos com a estética do sorriso, que possuam dentes íntegros, cor favorável e pequenas alterações no posicionamento ou na forma dos dentes.
Com as resinas, podemos fechar diastemas (espaços entre os dentes), fazer pequenos acréscimos com zero desgaste, aumentar o tamanho do dente, alterar a cor do sorriso, melhorar a naturalidade com o uso de corantes ou textura. Ao contrário que muitos pensam, em alguns casos, podemos realizar as restaurações, lentes ou acréscimos em resina em apenas 1 ou 2 dentes, já melhorando muito a estética do sorriso.
Mas, Dr. Rafael, como que eu sei se meu caso vai precisar desgastar os dentes?
Esses desgastes dependem de alguns fatores:
• Cor dos dentes do paciente: quanto mais escuro for os dentes do paciente, maior as chances de desgastes, pois precisamos que a resina fique mais espessa para obliterar a cor);
• Anatomia/volume: existem dentes que são grandes e volumosos, indicando pequenos e micros ajustes/desgastes;
• Posicionamento dos dentes: existem dentes com pequenas alterações de posicionamento que podem ser corrigidos com acréscimos de resina;
• Expectativa do paciente quanto a cor final do sorriso: quanto mais branco o paciente quer deixar o sorriso, maior as chances de desgastes. Agora, pacientes que buscam sorrisos mais naturais, podemos realizar apenas acréscimos estratégicos e não realizar desgastes.
Entenda que, se necessitamos alterar significativamente a cor, precisamos que a resina fique com uma espessura maior, para isso precisamos dos desgastes nesses casos.
Alerto a todos os pacientes que: um dos grandes problemas que estamos vivendo, hoje, na odontologia, é em alterar, significativamente, a cor do sorriso, sem o adequado planejamento, com grandes volumes de resina e sem realizar os desgastes dos dentes! Isso pode gerar um excesso de volume das resinas na região próximo à gengiva, trazendo problemas sérios e irreversíveis em longo prazo. A inflamação gengival, perda do osso entre as raízes, retração gengival, acúmulo de placa bacteriana e até a perda dos dentes são alguns desses problemas.
Devemos entender cada caso e planejar individualmente para se alcançar a excelência e longevidade do tratamento!
O Dr. Rafael Rangel é uma referência no Brasil quando o assunto é resina composta! Cirurgião-dentista e professor, já ministrou mais de 65 treinamentos por diversos estados, para mais de 1300 alunos de todo o país e exterior (México, EUA, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Portugal, Venezuela).
Criou o seu próprio método de confecção de lentes em resina composta chamado de BeNatural, tendo como principal objetivo ensinar dentistas de todo o Brasil e do mundo a realizarem restaurações em resina alcançando resultados harmônicos e naturais. Diante do grande crescimento, Dr. Rafael decidiu construir em sua própria clínica a BeNatural Academy, onde realiza cursos e treinamentos sobre o tema, fazendo com que cirurgiões-dentistas percorram milhares de quilômetros para aprender sobre o tema.
Matéria por
Rafael Rangel
Implantodontia CRO/PR: 24.747 | Campo Mourão