Implantes sem cortes: NOVOS HORIZONTES NA ODONTOLOGIA

Implantes sem cortes: NOVOS HORIZONTES NA ODONTOLOGIA

A perda dos dentes é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e apresenta relação direta com distúrbios mastigatórios, gastrointestinais, envelhecimento facial e prejudica, assim, o relacionamento social. Como consequências ocorrem alterações funcionais, estéticas e diminuição da autoestima.

A implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido a ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

No decorrer dos últimos anos, a implantodontia firmou-se como uma realidade graças à longevidade dos tratamentos e aos resultados funcionais obtidos, restabelecendo a estética e a funcionalidade dos pacientes desdentados totais e parciais.

Hoje, os implantes são as melhores opções para quem perdeu algum dente. Realiza-se em qualquer pessoa depois da puberdade (final do crescimento ósseo), desde que não tenha nenhum impedimento de ordem médica.

Com a intenção de oferecer o que há de melhor na odontologia Brasileira, sempre procurei buscar novos conhecimentos e tecnologia para tratamento com implantes visando maiores benefícios para os meus pacientes. Como grande diferencial de plano de tratamento é poder oferecer aos meus pacientes a colocação de implantes pela técnica da cirurgia guiada sem cortes.

O sistema Neoguide para colocação virtual de implantes é um sistema inovador que permite planejar e executar a cirurgia de implante com inúmeros benefícios. O primeiro passo é o paciente realizar uma Tomografia Computadorizada (TC).

O cirurgião recebe a tomografia num formato de computador específico e em uma imagem dos ossos maxilares em 3D realiza a colocação dos implantes no programa.

A localização dos implantes é relacionada com a da futura prótese, garantindo o correto posicionamento dos mesmos (dentro do osso e com bom alinhamento).

A seguir uma cópia do arquivo é enviado a um centro de produção onde é confeccionado o guia cirúrgico (uma placa adaptada perfeitamente à boca do paciente). Neste guia, vêm inseridos cilindros que servirão de orientação exata para realizar as pequenas perfurações no osso onde serão inseridos os implantes, sem cortes, sem pontos.

Principais Vantagens para o paciente: Tempo de cirurgia reduzido (3 a 4 x mais rápido); Anestesia simples; Cirurgia sem cortes, sem pontos (unicamente a perfuração é realizada não havendo necessidade de afastar a gengiva do osso para colocar o implante); Recuperação mais rápida (como não há cortes nem pontos o edema ou inchaço é menor ou inexistente); Dentes imediatos (As próteses podem ser confeccionadas antes da cirurgia por termos uma previsibilidade na posição dos implantes, predeterminada); Carga imediata (Em alguns casos os dentes podem ser instalados imediatamente após a cirurgia); Ideal para pacientes que, por alguma ou outra razão, não podem ser submetidos a cirurgias extensas (pacientes idosos, com distúrbios sistêmicos controlados como, diabetes, hipertensos e cardiopatas).

Principais vantagens para o Cirurgião Dentista: Planejamento com maior segurança; Aproveitamento maior da estrutura óssea para colocar os implantes, sendo que, muitas vezes, os enxertos ósseos são dispensados.

Os cuidados pós-cirúrgico que devem ser tomados são: Evitar alimentos muito duros e quentes nos primeiro dias; não ficar expostos ao sol por longo tempo e restringir os exercícios físicos por uma semana.

Os cuidados após a instalação da prótese são praticamente os mesmos que são realizados com os dentes naturais; escovação, fio dental e antisséptico bucal, conforme a orientação do seu dentista. Para casos de prótese total, deve-se realizar uma higienização tanto da prótese como dos implantes. É importante a visita regular ao consultório odontológico para avaliações de rotina.

É sempre bom ressaltar que cada pessoa terá seu plano de tratamento individualizado e suas necessidades e limitações serão respeitadas para a melhor execução do procedimento, onde buscamos atingir a excelência nos resultados funcionais e estéticos.

Matéria Por

Achilles Parma Neto

Periodontia

CRO-MS 2127 | Campo Grande

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional