O clareamento dental a laser é uma forma rápida, segura e eficaz de clarear os dentes. A técnica é, muitas vezes, necessária, pois a cor natural que existe nos dentes vai se perdendo, devido aos maus hábitos, aliados a uma higiene bucal deficiente, e, também muitas vezes devido à questões genéticas.
Esse procedimento é realizado através de um laser com luz violeta, diminuindo o croma do dente sem causar dor ou sensibilidade, proporcionando um sorriso mais bonito e harmônico.
É importante destacar que esse procedimento a laser precisa estar aliado a outros cuidados para uma melhor qualidade ao fim do processo. Por esse motivo, a necessidade de se utilizar a técnica mista, que associa o tratamento no consultório e a supervisão em casa, melhorando assim, os resultados do clareamento.
Como funciona o clareamento a laser?
O clareamento é realizado dentro do consultório pelo cirurgião-dentista. Para isso, o profissional isola os lábios e a gengiva para protegê-los, após isso, aplica-se um gel à base de peróxido de hidrogênio sobre os dentes.
Depois desse processo, um feixe de luz a laser é aplicado sobre o gel, ou em alguns casos de hipersensibilidade nos dentes, utiliza – se somente a luz violeta sem o gel com a finalidade de ativar as propriedades clareadoras do produto. O procedimento é indolor e dura cerca de uma hora. A quantidade de sessões necessárias depende do nível de escurecimento dos dentes e dos resultados desejados pelo paciente, portanto, é importante que haja em torno de uma a quatro consultas para a finalização do tratamento.
Quais são as vantagens do clareamento dental a laser?
O clareamento dental a laser oferece algumas vantagens em relação à outras técnicas que não possuem comprovação científica como, por exemplo, o uso de carvão ativado. Através do clareamento a laser, o paciente já consegue enxergar resultados imediatos depois da primeira realização do procedimento. No entanto, caso após algumas sessões o paciente ainda continue insatisfeito com relação a cor do dente, dependendo da base dental, uma alternativa pode ser o uso da cerâmica.
Ainda que a opção seja essa, para que o procedimento surta o efeito desejado, o clareamento é necessário para melhorar a cor do substrato do dente. O ato de clarear os dentes com essa técnica proporciona comodidade e conforto e pode ser feito até por pessoas com problemas de raízes dentárias expostas.
Uma outra vantagem muito grande do clareamento dental hoje em dia é que o paciente não precisa mais abster – se dos alimentos com corantes, como era antigamente, hoje pede – se somente duas horas após o procedimento o não uso de corantes alimentares, como café, sucos, ketchup, etc..
Os dentes ficam
completamente brancos?
A expectativa do paciente de ficar com dentes 100% brancos nem sempre é atingida. Normalmente, o clareamento consegue atingir entre dois a três tons a menos do que os dentes já estavam, o que já surte um efeito bastante positivo.
Além disso, tudo depende da matriz do dente. O substrato do dente pode ter uma tonalidade mais acinzentada, amarelada ou branca, e isso se reflete na cor. Então, uma pessoa que tem os dentes acinzentados ou amarelados não consegue chegar a um branco completo, pois sempre ficará um pouco da cor de fundo aparecendo. No entanto, na maioria das vezes é um detalhe da cor que só o dentista consegue perceber, afinal ele tem o olho treinado para isso.
Como todo procedimento odontológico, o clareamento dental precisa ser realizado por um profissional capacitado, pois ele usa agentes químicos no processo de clareamento dos dentes.
Por isso, lembre-se sempre de checar a idoneidade da clínica que vai cuidar da saúde e da beleza do seu sorriso.
Matéria por
Ingrid Garcia Ximenes Q. Dantas
Odontologia