PSICÓLOGA

O que é orientação profissional e qual o seu beneficio?

A orientação profissional tem como beneficio o autoconhecimento, pois passamos a nos conhecer melhor, valorizar nossas habilidades e competências e assim desenvolver as atividades inerentes ao pessoal e ao trabalho.

Com os vestibulares se aproximando, criam-se dúvidas e ansiedades com relação à escolha da carreira. E para a maioria dos adolescentes é uma tarefa complicada que definirá o seu futuro profissional. Se você está indeciso em qual carreira seguir que tal procurar um Psicólogo e realizar a Orientação Profissional? O psicólogo é capaz de tirar as dúvidas relacionadas ao assunto e direcionar o adolescente para sua melhor escolha.

A orientação profissional é um acompanhamento que o psicólogo realiza com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a carreira com informações sobre o mercado de trabalho, através de testes e entrevistas, buscando questões relacionadas ao autoconhecimento, evidenciando suas habilidades, interesses e fragilidades. E com isso propor uma reflexão tanto no processo pessoal quanto profissional.

Além de auxiliar na primeira escolha profissional na vida de uma pessoa, a orientação também é adequada para aqueles que estão insatisfeitos com seu emprego e que almejam mudar sua área de trabalho.

A orientação profissional tem como beneficio o autoconhecimento, pois passamos a nos conhecer melhor, valorizar nossas habilidades e competências e assim desenvolver as atividades inerentes ao pessoal e ao trabalho. Com isso, a orientação é um dos mecanismos que favorece uma escolha mais correta, pois é realizada com um profissional especializado, no qual não possui vínculos afetivos direto com o orientando, resultante na diminuição de carga emocional e com isso há uma redução na troca de carreira futuramente.

Matéria Por

KARINA COSTA MARANHÃO

Psicólogo

CRP 20/07950 | Boa Vista

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS