ODONTOLOGIA

A importância das contenções ortodônticas após o uso do aparelho fixo

Quando um tratamento com aparelho ortodôntico chega ao fim, o paciente fica satisfeito por ter alcançado seu melhor sorriso. Entretanto, após a retirada do aparelho fixo, o tratamento continua de outra forma. As contenções ortodônticas contribuem para que o sorriso seja mantido corretamente e são utilizadas após o fim do tratamento ortodôntico. Têm como finalidade conter os dentes, sendo caracterizadas como passivas, ou seja, que não realizam movimentações dentárias.

indiquem a utilização da contenção 24 horas por dia nos primeiros seis meses.

Posteriormente, o ortodontista pode alterar a frequência do uso da contenção. Nessa fase o paciente utilizará somente no período noturno, até que o tratamento esteja completamente finalizado.

Contudo, as consultas periódicas ao ortodontista são fundamentais para o acompanhamento da estabilidade do caso, principalmente após a instalação das contenções.

Por que é importante o uso das contenções?

Ao realizar a movimentação dos dentes com o uso de aparelho fixo, há uma remodelação óssea e de fibras colágenas que dão suporte aos dentes. Até que o organismo reorganize as fibras colágenas e estabilize o tecido ósseo, há uma grande chance que os dentes retornem à posição original. Para evitar essa recidiva, o uso das contenções é essencial, até que os dentes estejam novamente estabilizados.

Qual o tempo de utilização das contenções?

Não há um consenso na literatura em relação ao tempo de utilização. Portanto, cada caso deverá ser analisado individualmente. Porém, considerando as situações mais comuns, é frequente que os profissionais indiquem a utilização da contenção 24 horas por dia nos primeiros seis meses.

Posteriormente, o ortodontista pode alterar a frequência do uso da contenção. Nessa fase o paciente utilizará somente no período noturno, até que o tratamento esteja completamente finalizado.

Contudo, as consultas periódicas ao ortodontista são fundamentais para o acompanhamento da estabilidade do caso, principalmente após a instalação das contenções.

Quais as consequências do uso inadequado das contenções?

A utilização inadequada (ou o não uso), das contenções após o tratamento com o aparelho fixo pode trazer alguns problemas para o paciente, como a perda do controle da função mastigatória e a estética do sorriso. O quadro pode incluir desalinhamento entre os dentes, abertura de espaços, além de problemas periodontais, retração gengival e comprometimento de todo o tratamento. Por isso, sempre siga corretamente as orientações do seu dentista.

Contenção nos dentes inferiores

Para os dentes inferiores são utilizadas contenções fixas localizadas na região lingual dos dentes (por trás). O ortodontista indicará o melhor modelo para o seu caso e, mantendo a higiene bucal adequada, não haverá problemas.

Cuidados com as contenções ortodônticas

O paciente deve retirar a contenção removível antes das refeições, com o objetivo de mantê-la limpa e sem risco de danos. No entanto, é importante fazer uma limpeza diária adequada.

A manutenção da contenção removível deve ser feita de maneira delicada, utilizando os mesmos produtos e acessórios de uma higiene bucal cotidiana, ou seja, uma escova e pasta de dentes, ou ainda, com água e sabão neutro. Existe também a possibilidade de reforçar a limpeza colocando o aparelho em um copo com enxaguante bucal que possua ação bactericida.

No momento de guardar a contenção, sempre a coloque dentro da caixa apropriada, a qual é fornecida pelo ortodontista.

Na contenção fixa inferior, além da escovação convencional, existem o passa fio e as escovas ortodônticas específicas que irão auxiliar na higienização.

Todos os cuidados necessários no uso e higienização irão garantir um tratamento estável e de qualidade.

Matéria Por

Gabriel Barbosa

Odontologia

CRO/RR 813 | Boa Vista

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS