ENFERMAGEM

Benefícios do PICC para os pacientes em tratamento oncológico

O cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência (PICC) é indicado para pacientes em uso de terapia endovenosa, como NPT prolongada, antibioticoterapia de longo prazo, medicamentos especiais como quimioterápicos entre outros, ou seja, é indicado a todos os pacientes que necessitam realizar infusões prolongadas no ambiente hospitalar ou ambulatorialmente.

Os pacientes oncológicos em geral, necessitam de um acesso venoso seguro, pois os fármacos quimioterápicos são irritantes para veias e muitas delas vesicantes causando danos aos tecidos adjacentes e necrose tecidual quando extravasados fora do acesso venoso, além de deixar as veias periféricas fibrosadas dificultando uma nova punção naquela mesma veia. Sendo assim, o PICC, veio trazer tanto para o paciente como para a equipe de enfermagem, mais segurança e comodidade na infusão da quimioterapia.

Para o paciente portador de Câncer em quimioterapia, a punção do acesso venoso é sempre um dilema a ser enfrentado, causando muito stress e preocupação a cada sessão realizada. O PICC veio contribuir e muito na qualidade de vida desses pacientes, pois, além de eliminar as “picadas” constantes, facilita na coleta de sangue para exames de controle.

Como podemos ver, o PICC é, sem dúvidas, um facilitador na vida do paciente e da equipe de enfermagem, além de ser uma via de acesso rápida. A inserção do cateter dispensa a necessidade de internação hospitalar, podendo ser inserido na própria clínica durante o atendimento ambulatorial do paciente, com auxílio da tecnologia. Hoje podemos realizar a confirmação da ponta do cateter em tempo real com o sistema Sherlock 3CG® (TCS) da BD, este sistema de navegação está totalmente integrado ao sistema de confirmação da ponta do cateter e é utilizado como uma alternativa à radiografia torácica e à fluoroscopia para a confirmação da ponte do cateter de PICC em pacientes adultos, trazendo maior segurança e acurácia no posicionamento da ponta do cateter e no breve início da terapia.

A clínica de Neoplasias Litoral foi criada há 18 anos e desde então oferece a seus pacientes um serviço de qualidade e humanização que faz a diferença no atendimento oncológico da região e busca sempre o aperfeiçoamento tanto dos profissionais, como a tecnologia de ponta, por isso não poderia deixar de apoiar e implantar a colocação do PICC no nosso serviço.

A Clínica foi a Pioneira em oncologia na cidade de Itajaí e municípios do Vale de Itajaí, busca desde então a excelência no cuidado do paciente oncológico. Para isso, conta hoje com uma equipe de profissionais altamente qualificados, que tem como objetivo principal o atendimento humanizado e personalizado a todos os pacientes e familiares, e para tanto, conta com uma equipe Médica renomada que atende nas áreas de Oncologia Clínica, Hematologia, Reumatologia, Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço, Vascular, Ginecologia, Câncer de Pele, Infectologia, Cirurgião Torácico e Clínico Geral. O Centro de Novos Tratamentos Itajaí é um anexo à Clínica de Neoplasias Litoral e oferece a todos da pesquisa clínica novas opções terapêuticas em caráter gratuito a toda população de nosso estado.

 

Ver perfil

Matéria Por

MILTES ROSANE FAUST SOUZA

Enfermagem

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS