Teste do Pezinho (triagem neonatal)

ENFERMAGEM

Teste do Pezinho (triagem neonatal)

O Teste do Pezinho (triagem neonatal) é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.

Todas as crianças recém-nascidas devem realizar o Teste do Pezinho após as primeiras 72 horas do nascimento e até o 7º dia de vida.

Antes do nascimento, o feto está relativamente “protegido” dos malefícios de uma doença metabólica em virtude da função da placenta materna quanto ao fornecimento de “combustível” e filtragem de metabólitos tóxicos. Por isso que muitas doenças metabólicas são “desmascaradas” nos primeiros dias de vida após o nascimento.

No início, os sinais e sintomas das doenças podem ser sutis e, dependendo do grau de deficiência metabólica, vão se tornando cada vez mais aparentes e difíceis de tratar, por isso, o teste do pezinho dever ser realizado nos primeiros dias de vida, para evitar lesões irreversíveis e até mesmo a morte provocada por algumas doenças.

O teste é colhido preferencialmente no calcanhar por ser uma parte do corpo rica em finos vasos sanguíneos, o que facilita a obtenção de sangue.

No Brasil, o teste básico deve ser realizado em todo recém-nato de forma obrigatória conforme determinação do Ministério da Saúde. Este teste básico é ofertado gratuitamente pelo programa público de saúde e abrange em torno de 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal, congênita.

Na Imunovida Clínica de Vacinação, são realizados os testes do pezinho com maior número de exames. A investigação da amostra de sangue é realizada pelo laboratório DLE/Hermes Pardini e podem identificar em torno de 50 doenças diferentes.

Para maiores informações sobre os tipos de Teste do Pezinho, entre em contato ou acesse dle.com.br/testedopezinho.

Não há contraindicação para a realização do Teste do Pezinho. Previna-se!

Ver perfil

Matéria Por

BRUNA HANL DE CARVALHO ABDO

Enfermagem

COREN 0126609 | Araçatuba

Deixar Comentário